Dezoito estações de bombeamento de águas pluviais já estão automatizadas
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que o processo de testes de automação das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) alcançou novas unidades. Atualmente, há 18 Ebaps concluídas com a instalação do sistema e as demais devem ser entregues em setembro.
“Com essa ação, é possível ter um controle maior das operações nas estações, para avaliar a capacidade de atendimento da demanda da região para qual foi projetada, além de tornar mais eficiente o uso dos seus equipamentos’’, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O processo de automação fornece informações sobre o funcionamento das estações, possibilita o monitoramento da capacidade das unidades e acompanhamento das possíveis necessidades de investimentos e ampliação das suas capacidades.
Até setembro, mais quatro unidades serão automatizadas, totalizando 20 unidades operacionais. O contrato teve início em janeiro deste ano, com duas estações localizadas nos bairros Praia de Belas e São Geraldo.
O contrato é executado pelo consórcio Ecolux Engenharia e Iluminação, com o prazo de 730 dias. O valor contratual do investimento é de aproximadamente R$ 2,1 milhões, com recursos do próprio Departamento.
Automação das casas de bombas - Este novo sistema de automatização possibilita melhorar os processos que levam a água da chuva vinda de redes de esgotos pluviais e canais para que seja drenada para o rio. Todo este complexo tem por finalidade proteger as áreas baixas de inundação proveniente do aumento de nível do rio e permitir a drenagem das águas pluviais através das estações de bombeamento.
Andrea Brasil