Dmae alerta que consumidores não devem realizar pagamentos durante visitas domiciliares
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) alerta que nenhum funcionário está autorizado a receber pagamentos durante as visitas domiciliares realizadas para a regularização de pendências comerciais. As equipes têm caráter exclusivamente orientativo e operacional, cabendo ao consumidor quitar os débitos apenas pelos canais oficiais de atendimento.
As visitas ocorrem em horário comercial e priorizam consumidores com pelo menos uma das três últimas contas em atraso. Antes ou durante o comparecimento das equipes, os moradores são comunicados sobre a existência de débitos por meio de avisos impressos e notificações digitais.
"As equipes realizam apenas a orientação dos consumidores e a verificação das pendências comerciais. Qualquer pagamento deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais do Dmae, garantindo mais segurança para a população", explica o diretor financeiro e de atendimento do Dmae, Wilibaldo Scherer.
Os profissionais responsáveis pelas visitas atuam pelo Consórcio Aquatec Sul e devem apresentar crachá de identificação, além de uniforme com camiseta azul-claro e demais itens de vestuário em azul-escuro.
Regularização - Após a visita, os consumidores podem regularizar a situação pelo WhatsApp, no número (51) 3289-9156, pela Loja Virtual ou nos postos presenciais de atendimento.
A inadimplência pode resultar na suspensão do fornecimento de água. Neste ano, cerca de 15 mil desligamentos por falta de pagamento foram realizados pelo Dmae. Após a quitação dos débitos, o restabelecimento do abastecimento ocorre em até 24 horas após a identificação do pagamento, seja pela apresentação do comprovante ou pela baixa no sistema, com prioridade para casos de urgência comprovada.
Â
Gilmar Martins