Dmae alinha medidas com CEEE Equatorial para evitar danos ao abastecimento
A direção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) esteve reunida com o corpo técnico da CEEE Equatorial na tarde desta sexta-feira, 5, para alinhar medidas destinadas a reduzir os danos gerados ao abastecimento de água em caso de falta de energia.
Entre as reivindicações do órgão municipal, a principal delas é a agilidade no atendimento por parte da concessionária. “Não podemos ter episódios como tivemos nesta semana, no dia 3, quando faltou energia elétrica na Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) 4 e o atendimento por parte da Equatorial demorar de 2h a 3h para iniciar após abertura do protocolo”, reivindica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Em ofício entregue pelo diretor-geral, está a solicitação de compartilhamento físico da nova Estação Transformadora de Energia Elétrica da Equatorial, classe 69kV, 10MVA (em fase final de implantação), localizada na área da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado.
Essa estrutura seria compartilhada com outras instalações do Dmae na área, como as Estações de Bombeamento de Água Bruta Ponta do Arado (em fase de implantação) e Belém Novo (existente), incluindo a Estação de Tratamento de Água Belém Novo (existente). A medida visa reduzir os danos causados pela falta de energia na ETA Belém Novo, que abastece 14 bairros das zonas Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro e que registrou danos em equipamentos, em dezembro passado, devido à instabilidade da energia elétrica.
Outro ponto diz respeito ao pedido de acesso, por parte do Dmae, aos monitores de tensão das redes da Equatorial, de modo que o Departamento possa monitorar os picos de energia, para evitar danos aos equipamentos.
Por parte da Equatorial, ficou definido que serão avaliadas as unidades do Dmae que não possuem rede de dupla alimentação, para a viabilidade de instalação. Essa medida permite o abastecimento de energia elétrica por uma linha secundária em caso de falta de energia.
As instituições alinharam também como será a comunicação entre os dois Centros de Controles Operacionais, com o intuito de agilizar os atendimentos das unidades consumidoras do Dmae. Participaram da reunião diretores e técnicos do Dmae, gerentes e superintendentes da CEEE Equatorial e o procurador-municipal Jhony Prado.
Cristiano Vieira