Dmae assina ordem de início de subestação de energia do sistema Ponta do Arado

01/03/2023 16:48
Luciano Lanes/PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Adutora subaquática foi a primeira obra do novo sistema concluída.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) assinou, nesta quarta-feira, 1º, a ordem de início para a construção da Subestação Transformadora da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado. A obra faz parte do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), que vai qualificar o abastecimento nas regiões Sul, Extremo Sul e Leste da cidade. O investimento é de R$ 9,1 milhões.

A estrutura garantirá o fornecimento de energia para a ETA e para a Estação de Bombeamento de Água Tratada, já em andamento. “O recebimento da energia em alta tensão (69 kV) proporciona maior confiabilidade ao sistema, e desta forma menor risco de queda de energia e, também, menor custo de operação”, ressalta o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Com a formalização do início, as primeiras etapas da obra incluem a montagem do canteiro, a compra de equipamentos e a execução das fundações, já a partir da próxima semana. A previsão de conclusão é para março de 2024. A obra será executada pela empresa Archel Construções e Participações, vencedora da licitação.

Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado – O sistema contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil moradores de 18 bairros, com investimento de R$ 250 milhões. A estimativa de conclusão do conjunto é 2025. A ETA Ponta do Arado, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) e a adutora de água tratada Restinga estão em execução. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro de 2022.

Isabel Lermen

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes