Dmae avança em obra de reservatório na bacia de macrodrenagem do Arroio Areia
A obra do reservatório de detenção R15, com 169 metros de galerias de concreto e capacidade de 37,5 milhões de litros, está com um percentual de 30,22 % concluída e prevista para terminar no início de 2025, conforme estima o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A construção é estratégica dentro do projeto de macrodrenagem do Arroio Areia e vai ajudar a minimizar alagamentos na Capital.
“Todos sabemos dos transtornos que os moradores de vários bairros desta região passam cada vez que chove muito em Porto Alegre, pelo acúmulo de água. Esta é uma obra de grande porte que está em execução no Country Club, porque ali passa um trecho importante do Arroio Areia, e pretende solucionar boa parte desse problema”, diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Alagamentos - O objetivo das 26 obras de macrodrenagem do Arroio Areia é amenizar alagamentos históricos e acúmulos de água em 14 bairros das zonas Leste, Norte e Noroeste: Bom Jesus, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Jardim Europa, Boa Vista, Vila Ipiranga, Higienópolis, São João, Passo D'Areia, Cristo Redentor, Santa Maria Goretti, Jardim São Pedro e limite com Anchieta.
Já foram finalizadas dez obras do conjunto, incluindo duas na região da avenida Nilo Peçanha, que recebeu ainda nova cobertura asfáltica e sinalização viária.
No total, serão investidos cerca de R$ 108 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com R$ 1,3 milhão de contrapartida da prefeitura, beneficiando 180 mil pessoas.
Gilmar Martins