Dmae busca aprovação do projeto de controle de perdas em Brasília
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos, apresentou, na tarde dessa quarta-feira, 27, em Brasília, o Projeto de Redução e Controle de Perdas nos sistemas de abastecimento de água, no valor de R$ 38,4 milhões. A reunião ocorreu na Secretaria Nacional de Saneamento, com a Diretoria de Financiamento de Projetos de Saneamento. Também participaram dois técnicos do Dmae, acompanhando o diretor-geral.
O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal em outubro do ano passado. Durante a reunião, foram apresentados os principais pontos e o resultado para a Capital. Ao final da reunião, a equipe da secretaria informou que o projeto seguirá para análise técnica nos próximos dias.
Projeto - O Projeto de Redução e Controle de Perdas nos sistemas de abastecimento de água no município beneficiará mais de 130 mil famílias. Como resultado, além da significativa diminuição de custos operacionais, uma vez que a setorização proposta vai atingir 20% da malha de rede da cidade (aproximadamente 550 mil habitantes), projeta-se a melhoria da qualidade na prestação de serviços. Quando ocorrerem consertos emergenciais, o número de pessoas desabastecidas será menor, porque a área fechada será reduzida. O projeto também busca a queda no número de consertos e paradas operacionais, com menor intermitência no abastecimento e maior agilidade na resposta aos eventos. Segundo Darcy, a implementação do projeto beneficiará grande parte da cidade, porque, além de reduzir as áreas de fechos para os consertos, impactando um número menor de pessoas, vai garantir a redução significativa das perdas de água dos sistemas de abastecimento.
Ao final da reunião, o diretor-geral do Dmae mais uma vez solicitou agilidade na tramitação do financiamento do projeto da construção da Estação de Tratamento de Água Ponta do Arado.
Andrea Brasil