Dmae cancela serviço programado desta quinta-feira na Zona Sul

15/07/2021 08:25

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) cancelou os serviços programados que deveriam ocorrer nesta quinta-feira, 15, a partir das 9h, nos bairros Cavalhada e Vila Nova, na Zona Sul. O motivo é demora na normalização do abastecimento às localidades, após serviços programado e emergencial (de rompimento de rede de água) realizados na terça e quarta-feira na estrada João Salomoni. A nova programação deve ser divulgada em breve.

No entanto, está mantida a desativação de redes na rua Gamal Abdel Nasser, esquina da rua Alcântara, e na rua Caetano La Porta, esquina da rua Tarcila Moraes Dutra (serviço vinculado à substituição de redes de água da rua Caetano La Porta). Poderá faltar água em partes dos bairros Rubem Berta e Santa Rosa de Lima, na Zona Norte, após as 9h, com previsão de normalizar durante a noite. Esta programação também pode ser remarcada em caso de chuva.

Setorização de redes – Bairros como Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova, que fazem parte do subsistema Cascatinha-Catumbi, estão passando por obras de setorização de redes. Portanto, os transtornos são momentâneos para melhorias permanentes. Setorizar a rede distribuidora é dividi-la em setores menores e estanques, controlados por macromedidores de vazão. Dessa forma, o Dmae consegue gerenciar eventuais perdas de água tratada, reduzir a área que fica desabastecida durante os consertos emergenciais e os serviços programados e, consequentemente, agilizar o retorno do fornecimento para os clientes. O investimento de R$ 7,27 milhões alcança mais de 32 mil economias onde vivem cerca de 91 mil pessoas. Os serviços são executados pela empresa ENOPS.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner