Dmae começa a fechar vala do reservatório Mostardeiro após teste

03/10/2022 15:26

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou na manhã desta segunda-feira, 3, o teste de estanqueidade na tubulação de saída do reservatório Mostardeiro. A manobra foi necessária para verificar se a concretagem realizada nos últimos dias foi efetiva.

Após a conclusão da vedação, o concreto precisou de quatro dias de cura, para que pudesse ser testado. Durante o teste, não apresentou novo vazamento. Os técnicos já deram início ao processo de fechar a vala com areia e logo após será realizado o asfaltamento da região. O Departamento estima que até o próximo final de semana a via esteja liberada por completo, se a condição climática for favorável.

“Quando iniciamos as escavações, não tínhamos ideia da complexidade que nos esperava. O corpo técnico do Departamento trabalhou durante todos esses dias na busca pela melhor solução e isolou em maio o reservatório, para evitar que continuasse a perda de 50 litros de água por segundo”, afirma o diretor-geral do Departamento Alexandre Garcia.

Enquanto as equipes trabalhavam na parte externa, técnicos especializados faziam o reparo estrutural das paredes e impermeabilizavam a estrutura. “Fizemos diversas manobras corretivas, para evitar o colapso da tubulação no verão, período de maior consumo”, acrescenta Garcia.

Depois de finalizado o serviço na rua Mostardeiro, o Dmae dará início à remoção da casa macromedidora que fica sob a calçada, sendo necessário o bloqueio de uma faixa da via.

 

Roberta Brum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes