Dmae começa a recuperar tubulação na rua Mostardeiro
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue executando a manutenção corretiva no reservatório situado sob a rua Mostardeiro, na tarde desta quarta-feira, 14. Após a escavação de uma vala de quatro metros de profundidade, os técnicos chegaram até a tubulação de mil milímetros de diâmetro e vão realizar a recuperação das juntas de vedação e do tubo de concreto. Depois da vedação, a rede de água é ligada para certificação do processo. O Departamento estima que a duração do serviço levará em torno de 12 dias, se a condição climática for favorável.
“Precisamos agir com cautela, para não comprometer toda a tubulação de saída do reservatório e não causar um transtorno maior para a população. Foi necessário realizar esse procedimento ainda no período de temperaturas mais baixas, para que no verão a população não sofra com desabastecimento”, afirma o diretor-geral, Alexandre Garcia.
Trânsito e desvios - Para realização do trabalho é necessário o bloqueio de duas faixas da rua Mostardeiro, entre as ruas Miguel Tostes e a Mariante. A interrupção pode ser total em alguns períodos, conforme avaliação dos técnicos.
O trabalho executado pelas equipes do Dmae está previsto para ocorrer diariamente das 9h às 17h, mas o bloqueio segue durante a noite, pois a área escavada segue aberta até conclusão dos reparos. Assim como na primeira fase da operação, o único desvio possível é pela rua Miguel Tostes, à esquerda na Castro Alves, à esquerda na Mariante até o retorno para Mostardeiro.
Orientação aos motoristas - Os motoristas devem respeitar a sinalização temporária e não estacionar em locais proibidos. A restrição de estacionamento foi projetada para passagem do transporte coletivo e fluxo viário no desvio.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta os motoristas a não utilizarem a saída do Centro pela parte alta, com itinerário que utilize a avenida Independência. As alternativas são utilizar as saídas pela parte baixa: avenidas Farrapos, Voluntários da Pátria, João Pessoa ou túnel e avenida Osvaldo Aranha. A região será monitorada e os tempos semafóricos serão ajustados conforme o movimento.
Gilmar Martins