Dmae conclui inspeção por vídeo em 36 quilômetros de redes pluviais com auxílio de robôs
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) finalizou a vídeo-inspeção com auxílio de robôs em 36 quilômetros das redes pluviais da Capital. O contrato teve início em setembro de 2021.
“A tecnologia permitiu ao Dmae atuar de forma preventiva, detectando anomalias e pontos localizados de obstrução onde foram posteriormente efetuados consertos e desobstruções de redes para evitar possíveis alagamentos na cidade”, afirma o diretor-geral do departamento, Alexandre Garcia.
Os serviços foram executados com três equipamentos adaptados em robôs com câmeras digitais de 15 megapixels, de tamanhos diferentes para cada tamanho de tubulação. Para realizar as vistorias, os robôs vão filmando, tirando fotos e gerando relatórios detalhados, metro a metro, do estado das redes, identificando anomalias para posterior manutenção, tais como: sujeiras, obstruções, trincas, problemas construtivos, problemas operacionais, juntas desalinhadas, rompimentos e ligações irregulares, inclusive podendo ser utilizado para detecção e localização de vazamentos de adutoras como o que foi verificado na saída do reservatório Mostardeiro.
Além dos robôs com câmeras, as equipes contam com um laboratório móvel, com gerador e laptop dispondo de software especializado. Quando detectada a interferência obtém-se a localização exata em razão da distância do ponto de acesso que é disponibilizada junto ao laptop do técnico responsável pelo desenvolvimento do serviço.
“Desta forma, em muitos locais não precisamos abrir buracos e bloquear ruas para encontrar os problemas. Foram privilegiados muitos locais que sofrem alagamentos recentes, como é o caso da avenida Erico Verissimo”, explica Garcia.
Trechos da avenida Erico Verissimo no bairro Azenha, ruas do bairro Cristal, Petrópolis, Moinhos de Vento, Farrapos, Centro Histórico, Lomba do Pinheiro, Silva Jardim, Damasco, Patrício Pillar, dentre outras tantas foram contempladas com a vistoria por vídeo-inspeção. O valor do contrato anual é estimado em R$ 673 mil e os serviços foram prestados pela Construtora Goldman.
Devido aos excelentes resultados, está sendo elaborado Termo de Referência para nova contratação como serviço continuado, com previsão para o início de 2023.
Lissandra Mendonça