Dmae dá início a novo ponto de dragagem em córregos da Zona Sul

20/07/2022 10:16

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta semana uma nova frente de dragagem no canal aberto que fica atrás do 3° Batalhão de Comunicações do Exército até o Arroio Salso, no bairro Serraria. A estimativa é de que o trecho de 800 metros seja dragado em até uma semana, dependendo das condições climáticas. Está prevista a retirada de 6.400 metros cúbicos de resíduos.

 “O novo trecho próximo ao quartel sofre com constantes alagamentos. Além do assoreamento, o local conta com muitos resíduos descartados incorretamente. No primeiro dia, já foi retirado a carcaça de um transformador. Esse tipo de lixo prejudica o pleno escoamento da água das chuvas”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Após a retirada dos resíduos, montanhas são formadas às margens, para decantação, ou seja, escoamento da água. Entre sete a dez dias o material fica no local e, após, é retirado e encaminhado ao aterro sanitário.

Zona Sul - Os serviços ocorrem desde março em arroios como o Sanga da Morte e Cavalhada. Já foram recolhidos 10,4 mil metros cúbicos de resíduos. Na Zona Sul, foram dragados trechos do Arroio Sanga da Morte e Arroio Cavalhada, totalizando 1.436 metros de extensão e também as bacias Belize na Restinga e Moradas da Hípica.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Roberta Brum

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes