Dmae dá início a novo ponto de dragagem na Zona Norte

15/06/2022 10:16

O Arroio Santo Agostinho, localizado no bairro Sarandi, é o novo ponto de dragagem do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na Zona Norte. Com início na última semana, o Departamento prevê a retirada de 1,5 mil metros cúbicos de resíduos em uma extensão de 248,45 metros de vala.

“É absurda a quantidade de lixo visível no local. O Dmae vai ter que escavar uma grande área de mato alto para chegar no trecho em que o arroio está bem assoreado e com muitos resíduos sólidos”, afirma o diretor-geral Alexandre Garcia. 

Roberta Brum / PMPA
DMAE
Departamento prevê a retirada de 1,5 mil metros cúbicos de resíduos em uma extensão de 248,45 metros de vala

É possível ver capacetes, garrafas pet, embalagens de salgadinhos e até mesmo móveis jogados às margens do córrego. O Departamento solicita o apoio da população, para que esses resíduos tenham a destinação correta e não impeçam o pleno escoamento das águas das chuvas, evitando assim possíveis alagamentos na cidade.

Zona Norte - O contrato de dragagem para a região Norte de Porto Alegre prevê a remoção de 143 mil metros cúbicos de resíduos e mais de 32,2 quilômetros de extensão de arroios, canais e valas, ao longo de 2022. Os serviços são executados pela empresa Dratec Engenharia Ltda, que venceu o pregão nº 259/2021, em 16 de setembro de 2021, pelo valor de R$ 6,8 milhões.

O Arroio Passo das Pedras (Arroio Sarandi), a Foz do Gravataí e canais abertos - que somam 6.087 metros - e a bacia de detenção de águas pluviais Porto Seco são locais que já receberam a dragagem.

Serão também contemplados os arroios Passo da Mangueira e Vila Dique, Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (casas de bombas) de número 5 (na Voluntários da Pátria, junto à Vila Farrapos), 6 (na avenida dos Estados) e 10 (na Vila Nova Brasília, Sarandi). Ainda prevê o desassoreamento de valas e bacias de detenção abertas da Ecoville e Porto Seco A, B, C.

 

Roberta Brum

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes