Dmae divulga obra da Ponta do Arado e dá dicas de consumo consciente

24/01/2023 16:26
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Foram visitados cerca de 50 domicílios da Lomba do Pinheiro na manhã desta terça-feira

A comunidade da Lomba do Pinheiro recebeu na manhã desta terça-feira, 24, dicas de economia de água e informações sobre o Sistema de Abastecimento de Ãgua (SAA) Ponta do Arado durante visitas domiciliares. A ação faz parte do Trabalho Social (TS) do SAA Ponta do Arado, realizado pelo Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) em todas as comunidades que serão beneficiadas.

As visitas domiciliares integram o cronograma de atividades mensais do TS Ponta do Arado, assim como os plantões sociais, reuniões com a comunidade, visitas orientadas e oficinas, entre outras. Na quarta-feira  25, a equipe do TS retorna à Lomba do Pinheiro antes de partir para a região do Lageado, Extremo-Sul, na quinta-feira, 26. “Utilizamos um aplicativo para marcar os domicílios visitados a cada ação, rua por rua nas comunidades. Assim fica fácil para outras equipes localizarem os domicílios faltantes e os novos a serem visitados, além de acelerar a geração dos relatórios das visitasâ€, explica a líder da equipe da empresa contratada para a realização do TS da Ponta do Arado, Marcela Sternick.

Trabalho Social - É um conjunto de estratégias, processos e ações, realizado a partir de estudos diagnósticos feitos com as comunidades dos bairros contemplados pelo novo SAA Ponta do Arado. Compreende as dimensões social, econômica, produtiva, ambiental e político-institucional da população beneficiada pelo SAA.

Obras - A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 19 bairros, tem investimento estimado de R$ 250 milhões, com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto do sistema é 2025.

Andréa Menezes

Gilmar Martins