Dmae executa dragagem do Arroio do Salso na Zona Sul

06/08/2025 10:01
Luciano Lanes
Dmae trabalha na dragagem do Arroio do Salso
Entre abril e maio, foram removidos 6.248 metros cúbicos de sedimentos na dragagem do Arroio do Salso

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) está executando serviços de dragagem no Arroio do Salso, na altura da ponte da avenida Serraria, na Zona Sul. Entre os meses de abril e maio, foram removidos 6.248 metros cúbicos de sedimentos, e os trabalhos seguem em andamento com o objetivo de melhorar o escoamento do arroio e mitigar alagamentos na região.

Paralelamente, foi concluída a primeira etapa da limpeza da Bacia de Amortecimento Jardim Paraíso, localizada na rua Dr. João Dentice, no bairro Restinga. Nesta intervenção, foram dragados 152 metros cúbicos de sedimentos. Além disso, no dia 13 de junho, as equipes foram mobilizadas para o início da dragagem do Arroio Lami, no trecho conhecido como Beco do Passo da Taquara, também na Zona Sul.

Dragagem - No ano passado, o Dmae investiu cerca de R$ 15 milhões na remoção de 161 mil metros cúbicos de resíduos depositados em arroios. O volume superou em mais de 110% a meta estabelecida pelo Plano Plurianual (PPA) da prefeitura para o ano passado. Somente na Zona Sul, foram dragados 29,8 mil metros cúbicos.

Serviço - A limpeza e o desassoreamento minimizam transbordamentos dos cursos d’água em episódios de chuvas intensas. Após a remoção, os resíduos são secos às margens dos arroios, por até 30 dias. Depois, são encaminhados a aterros licenciados, garantindo o cumprimento das normas ambientais.

As ações fazem parte do plano contínuo de manutenção dos arroios da cidade, promovido pelo Dmae, com foco na prevenção de alagamentos e na melhoria da drenagem urbana.

Maria de Lourdes Wolff

Bianca Dilly