Dmae executa serviços programados a partir de terça-feira

21/09/2021 08:44

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou quatro serviços, a partir de terça-feira, 21, logo após o feriado farroupilha. A agenda poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Acompanhe as atualizações dos serviços do Dmae pelo twitter.com/dmaepoa.

Divulgação Dmae
Serão quatro serviços programados entre terça e sexta-feira

Terça-feira, 21, manutenção de registros na Estação de Bombeamento Ebat Santa Tereza 1 (rua Dona Gabriela, 51) – A partir das 8h, o abastecimento será interrompido para parte dos bairros Cristal, Medianeira, Menino Deus e Santa Tereza. A previsão é normalizar durante a tarde, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora.

Quarta-feira, 22, instalação de registro de água na rua Cruzeiro do Sul, 520, próximo ao Postão da Cruzeiro (obra da avenida Tronco) - Poderá faltar água, a partir das 9h, no entorno das avenidas Cruzeiro do Sul e Tronco, no bairro Santa Tereza. O retorno está previsto para a noite de quarta.

Quinta-feira, 23, na avenida Nonoai x rua Mata Coelho (obra de setorização do Subsistema Cascatinha-Catumbi) - A partir das 10h, a água será fechada para uma parte do bairro Nonoai, para testar a estanqueidade de um Distrito de Medição e Controle (DMC), no perímetro entre as ruas Prof. Carvalho de Freitas, Octávio de Souza, Gregório da Fonseca, Cangussu, e avenidas Nonoai e Teresópolis. O abastecimento deverá ser normalizado durante a noite.

Sexta-feira, 24, na avenida Nonoai, 848 – O teste de estanqueidade de um Distrito de Medição e Controle (DMC) causa interrupção no abastecimento de água do bairro Nonoai, entre a rua Mata Coelho, avenida Nonoai e rua Frederico Etzberger, a partir das 10h. A estimativa é que a água retorne durante a noite.

Setorização do Subsistema Cascatinha-Catumbi – Setorizar a rede de água é dividir a rede distribuidora em distritos menores, denominados Distritos de Medição e Controle (DMCs), instalando macromedidores individuais. Assim se pode mensurar a quantidade de água distribuída para uma dada região, reduzir a área de desabastecimento durante as manutenções na rede e regular a pressão da água. Depois de instalado, cada DMC é submetido a um teste de estanqueidade. O Subsistema Cascatinha-Catumbi abastece os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova. A setorização começou em março e deve ser concluída em outubro, a cargo da empresa contratada Enops. O Dmae está investindo R$ 7,27 milhões em recursos próprios.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, poderá desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes