Dmae faz visita orientada a canteiro de obra da Ponta do Arado para comunidade de Belém Novo

20/11/2021 15:40
Andréa Menezes/DMAE / PMPA
DMAE
Foram dadas explicações técnicas para cerca de dez moradores do entorno do canteiro

Na manhã deste sábado, 20, técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estiveram na praça Almerindo Lima, em Belém Novo, realizando uma visita orientada ao canteiro de soldagem da tubulação para a captação de água bruta do sistema de abastecimento de água (SAA) Ponta do Arado. O engenheiro e fiscal de obra Yves Müller, da gerência de Projetos e Obras (Gepo) do Dmae, conduziu a explicação técnica para cerca de dez moradores do entorno do canteiro, localizado na chamada Prainha, nas margens do Lago Guaíba, próximo das ruínas do Poletto.

A comunidade externou preocupação com os impactos socioambientais das obras para captação e obteve esclarecimentos de Müller, tanto sobre as obras de captação no geral quanto sobre o afundamento das linhas de adutora em específico. “O plástico da tubulação chama-se polietileno de alta densidade (Pead), é amplamente usado para redes de água e não solta nem gosto nem cheiro. A soldagem nesse material é totalmente térmica, não utiliza cola ou outro produto químico. Estamos concluindo essa etapa de soldagem na semana que vem e, após alguns ajustes contratuais, começaremos a dragagem no lago, possivelmente ainda em dezembro deste ano”, pontuou o engenheiro.

Próximas etapas – As linhas de adutoras ficarão aterradas dentro do Guaíba, dispostas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho.

Após conclusão da soldagem, será realizada dragagem de sedimentos do fundo do lago, o que permitirá o encaixe da tubulação a quatro metros de profundidade. Para garantir o assentamento e estabilidade da tubulação no lago, poitas (blocos de concreto que envolvem os tubos) serão colocadas a cada quatro metros e meio de extensão, em cada uma das linhas. Após o afundamento da tubulação e poitas, o sedimento retirado na dragagem será colocado acima das linhas, devolvendo-o na totalidade ao lago. 

Os dois quilômetros de extensão das linhas terão sinalização náutica de boias, a exemplo do que já ocorre com a adutora do SAA Belém Novo. A torre de captação, na extremidade das linhas, ficará submersa até o limite da linha d'água do lago e também será sinalizada com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local. Após a dragagem e aterramento das linhas de adutoras, o Dmae fechará seu canteiro de obras na Prainha, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizará as obras de melhoria na praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade.

A obra para captação de água bruta do Guaíba é a primeira do SAA Ponta do Arado, tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2024.

Pead - É um material elasticoplástico, maleável, que possui a maior variedade de classes de pressão, o que possibilita realizar projetos sem troca de dimensões a cada alteração de terreno. Ele não solta gosto ou cheiro na água, resiste a impactos, à abrasão, tem baixo efeito de incrustação, baixa rugosidade, alta resistência química e não-corrosão. É uma resina com qualidade certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, no caso do PE100, utilizado em adutoras, tem vida útil de 100 anos atestada pelas normas. O material começou a ser utilizado no Dmae há quase 30 anos e atualmente está em cerca de 55% das redes de água de Porto Alegre.

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes