Dmae finaliza reabertura das comportas no Cais Mauá
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu na tarde desta sexta-feira, 29, a reabertura das comportas do Cais Mauá. As equipes do órgão normalizaram os portões 11, 12 e 14, que estavam fechados e reforçados com sacos de areia, em uma operação que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Outras quatro passagens (1, 2, 4 e 6) já haviam sido restabelecidas na quinta-feira.
“As comportas tiveram papel crucial para amenizar os alagamentos na área central de Porto Alegre durante o pico da cheia, que ocorreu na última quarta. Estamos satisfeitos com os resultados e, nos próximos dias, faremos manutenções corretivas. O objetivo é recuperar os portões recuperados, caso haja necessidade de um novo acionamento”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O Guaíba, que chegou a atingir cota de 3,18 metros no Cais Mauá na quarta-feira, 27, recuou para 2,70 metros nesta sexta. O nível das águas permanece sob o monitoramento dos órgãos municipais. Nesta sexta, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) retirou cerca de 168 toneladas de resíduos das vias tomadas pelo lago. Ao todo, aproximadamente 288 toneladas de materiais já foram removidas desde o início da mobilização de limpeza.
Esportes - Após inspeção, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) liberou a utilização das quadras de concreto localizadas no trecho 3 da Orla do Guaíba para a realização de atividades esportivas. Por outro lado, os campos de grama sintética, de areia e as áreas dedicadas à prática de vôlei de praia seguem interditadas, assim como as pistas de passeio localizadas nas imediações do Guaíba.
Acolhimento - Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 165 pessoas permanecem acolhidas em abrigos da Capital. Destas, 102 estão na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e 63 no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no bairro Santana. Os abrigos montados na EMEF Vereador Antônio Giúdice e EEEF Custódio de Mello foram desativados.
Monitoramento - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC-POA) permanece mobilizada no acompanhamento das demandas relacionadas à cheia do Guaíba em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do CEIC-POA.
Cristiano Vieira