Dmae implanta nova adutora na Oscar Pereira para qualificar abastecimento

02/06/2022 14:49

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) iniciou, nesta quinta-feira, 2, a implantação de uma nova rede adutora de água para qualificar o abastecimento na avenida Oscar Pereira, beneficiando cerca de 10,5 mil moradores. A nova canalização de 315 milímetros de diâmetro é mais reforçada e substitui a tubulação atual que tem apresentado vazamentos frequentes, reduzindo as paradas no fornecimento de água que impactam a região dos bairros Belém Velho e Cascata.

Nesta quinta, ocorre o primeiro trecho da obra de substituição da adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) 1° de Maio, a partir da altura do Mini Mercado Embratel (numeração 6.100) por 120 metros da via. Para a execução, estão desabastecidos esses bairros e o fornecimento de água deverá ser restabelecido na madrugada de sexta-feira, 3, podendo demorar mais nas partes altas da rede.  

Com investimento de cerca de R$ 1,3 milhão, a substituição dos 850 metros da adutora, da Ebat que fica no nº 5.420 até o nº 6.270, está planejada para ocorrer em sete etapas, tendo em vista o volume de trânsito da via. “A antiga rede está sendo trocada porque tem demandado frequentes manutenções, ocasionando falta de água para os bairros do entorno. A adutora de recalque faz o transporte de água da casa de bombas até o Reservatório Pedra Redonda, responsável por levar água até as residências. Com a obra teremos uma melhora significativa no abastecimento desta regiãoâ€, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. 

Trânsito - Em razão dos trabalhos de qualificação da rede adutora, o trecho da avenida Oscar Pereira terá o bloqueio parcial de uma via, no sentido bairro-Centro, das 9h às 17h, sinalizado com a utilização de bandeiras para auxiliar na operação do tráfego. Os agentes de fiscalização de trânsito e a Central de Videomonitoramento e Controle da Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a circulação e orientar os motoristas para garantir a segurança viária na região. Para minimizar os impactos no trânsito, as informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Isabel Lermen e Gustavo Roth

Gilmar Martins