Dmae inicia limpeza e manutenções no arroio do bairro Sarandi

08/12/2021 16:01
Roberta Brum / PMPA
Limpeza emergencial ocorre no trecho do pontilhão da rua Zeferino Dias

Em resposta aos moradores do bairro Sarandi pelos alagamentos causados devido à forte chuva na madrugada da última segunda-feira, 6, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está realizando nesta quarta, 8, a ação emergencial de limpeza de trecho do arroio Passo das Pedras, conhecido popularmente por arroio Sarandi. Uma equipe está removendo manualmente e com o auxílio de uma retroescavadeira resíduos que estão próximos ao pontilhão na rua Zeferino Dias e que dificultam a vazão das águas. Como parte da força-tarefa estipulada pelo prefeito Sebastião Melo em visita ao local na segunda-feira, outras ações também iniciaram-se nesta semana para melhorar o sistema pluvial.

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, acompanhou a limpeza e outros serviços nesta manhã. “Estamos adotando uma série de medidas visando melhorar a drenagem na região. Os serviços emergenciais ainda serão intensificados com a dragagem do arroio, que deve começar no dia 3 de janeiro, e com outras ações de médio e longo prazo”, informa Garcia.

A força-tarefa conta com o auxílio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Além da limpeza do arroio, o Dmae iniciou na segunda-feira, 6, a construção de uma mureta junto às margens do arroio Passo das Pedras, na rua Rocco Aloise, entre a avenida Assis Brasil e a rua Serafim de Alencastro. Quando chove, o arroio extravasa neste trecho, pois a margem esquerda é mais baixa que a margem direita. Serão construídos 131 metros de muro com aproximadamente 50 e 70 centímetros de altura. O investimento é da ordem de R$ 105 mil e a previsão é de que o serviço seja concluído em 30 dias, a depender das condições técnicas e climáticas.

Também começaram ontem melhorias na Bacia de Amortecimento do Ecoville, localizada na praça do Loteamento. Serão reformados poços de visita (pontos de acesso às redes pluviais) e substituídos cerca de 91 metros de rede para dar maior funcionalidade a este equipamento de drenagem, que hoje não opera com sua capacidade plena. A medida visa redirecionar para a bacia parte das águas que hoje estão sendo encaminhadas diretamente ao arroio, reduzindo, assim, os alagamentos. Neste serviço serão aplicados mais de R$ 154 mil e a previsão de conclusão é em 45 dias.

Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes