Dmae inicia o ano com novas frentes de dragagem em Porto Alegre

10/01/2023 13:32
Vinny Vanoni / PMPA
ÁGUA E ESGOTO
Desde janeiro de 2022, foram recolhidos 200 mil metros cúbicos de resíduos em diversas regiões

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) entrou 2023 com três frentes de trabalho de dragagem de arroios e valas, nas zonas Norte, Leste e Sul de Porto Alegre. Do início, em janeiro de 2022, até agora, já foram recolhidos mais de 200 mil metros cúbicos de resíduos das respectivas regiões.

Na semana passada, o Departamento deu início ao processo de remoção de resíduos no canal do Clube Jangadeiros, na Zona Sul e tem previsto, ainda para janeiro, iniciar a vala de drenagem da Aberta dos Morros e foz do Arroio Sanga da Morte.

Atualmente, o arroio Dilúvio, que abrange as bacias da região Leste, está sendo dragado entre as avenidas João Pessoa e Azenha, na frente do Hospital Ernesto Dornelles, considerado um ponto bem crítico e entre as avenidas Azenha e Érico Veríssimo. Também está previsto um novo ponto para início em fevereiro, na foz do Arroio, entre as avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva. 

“Esse trecho faz uma “curva” no Dilúvio e, como estava há anos sem limpeza, é considerado um ponto com mais acúmulo de sedimentos, suscetível à alagamentos. Só aqui estimamos remover cerca de 7 mil metros cúbicos”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Na zona Norte, o canal da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 9, entre a avenida Fernando Ferrari e o Arroio Santo Agostinho, recebe serviço de desassoreamento. “Nessa mesma região, já tínhamos feito a limpeza, porém, precisamos voltar ao local para a remoção do lixo - até uma prancha fora descartada incorretamente”, afirma Garcia.

Após a remoção dos sólidos, “montanhas” são formadas no talude dos arroios e valas, para o processo de decantação, levando em torno de 7 a 10 dias para que sejam retiradas e encaminhadas aos aterros sanitários.

Objetos recolhidos - Desde o início dos contratos, já foram retirados mais de 5 mil pneus, carrinhos de supermercado, uma quantidade incalculável de garrafas PET e sacolas plásticas. Nos últimos dias, até uma máquina de cartões foi removida do Arroio Dilúvio. “A quantidade de pessoas em situação de rua, principalmente na região da avenida Ipiranga, contribui com o aumento de lixo descartado incorretamente”, comenta Garcia.

Os pneus recolhidos pelo Dmae são levados até a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, que dispõe de um ponto para entrega voluntária de pneus inservíveis em Porto Alegre, localizado na avenida Plínio Kroeff, 2050.

Roberta Brum

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes