Dmae inicia recadastramento e pesquisa de perfil de consumo da população de Porto Alegre

03/01/2023 08:44
Márcio Nunes / DMAE / PMPA
ÁGUA E ESGOTO
Cadastradores estarão identificados com uniformes como este da imagem, que levam o nome da empresa Aquatec Sul

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta terça-feira, 3, o recadastramento dos clientes de Porto Alegre, com o objetivo de conhecer o perfil de utilização de água pelo consumidor, priorizando o conhecimento para futuras atuações, como melhorias na distribuição de água, na reservação e no atendimento de modo geral. Entre as iniciativas,  estarão sendo realizadas trocas de hidrômetros obsoletos. O primeiro bairro a receber a ação será o Jardim Botânico, logo após, as visitas e vistorias ocorrem nos bairros Petrópolis, Bela Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora e Santana, que fazem parte deste primeiro grupo.

Esta será a primeira pesquisa realizada pelo Departamento para conhecer os hábitos de consumo de água na Capital. Serão visitadas todas as 328 mil ligações de água que existem em Porto Alegre.

Os cadastradores comparecerão uniformizados, com a identificação da empresa Acquatec Sul e do Dmae, e farão perguntas básicas referente à residência e aos moradores, como o número de pessoas, confirmação da categoria do imóvel, número de economias, a metragem do local, além de outros dados relevantes para o estudo. "É importante deixar claro que o Dmae não solicita dados como o CPF do cidadão e outros documentos e também não cobra nenhum pagamento em dinheiro ao morador", destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. O Departamento irá divulgar periodicamente os próximos bairros que irão receber os cadastradores.

Márcio Nunes / DMAE / PMPA
ÁGUA E ESGOTO
Será realizada a troca de hidrômetros que apresentarem problemas em Porto Alegre

“Esta pesquisa ajuda o Dmae a conhecer melhor seus usuários e é muito importante, pois tivemos uma grande migração de pessoas dentro da própria cidade com o crescimento acentuado, por exemplo, da Zona Sul. Também com a troca de hidrômetros, assegura o funcionamento adequado, garantindo que a conta que chegará na sua casa estará com os valores corretos”, explica o diretor. Outro benefício que a pesquisa traz é a possibilidade de identificar onde exatamente o órgão precisa investir para garantir melhorias aos moradores.

A empresa executora foi contratada mediante licitação para realizar o recadastramento dos usuários e também a substituição de medidores que não apresentem um funcionamento regular. Após a conclusão da análise, a empresa contratada terá um prazo de 60 dias para a substituição dos hidrômetros. O prazo de execução do contrato é de cinco anos.

  

 

Márcio Nunes

Andrea Brasil