Dmae inicia substituição de hidrômetros em bairros da Zona Sul

20/03/2023 11:05
Márcio Nunes / DMAE / PMPA
ÁGUA E ESGOTO
Agentes estão identificados com crachás e roupas com o nome do Dmae e da empresa Acquatec Sul

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza a substituição de hidrômetros em bairros da Zona Sul a partir desta segunda-feira, 20. A ação faz parte do processo de troca das unidades por meio do contrato de recadastramento.

“Alguns hidrômetros serão substituídos neste primeiro momento após a empresa contratada identificar que existem muitos aparelhos antigos na cidade e que precisam ser trocados”, afirma o diretor-geral do Dmae Maurício Loss.

Os bairros que receberão a troca de hidrômetros são: Camaquã, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Conceição e Vila Nova.

Recadastramento - As visitas para recadastramento acontecem nos bairros Glória, Jardim do Salso e Partenon, neste momento. Esta etapa consiste em um questionário aplicado junto ao proprietário pelo ramal de água com perguntas básicas sobre o imóvel e a verificação do hidrômetro. Após a visita, a empresa terá um prazo de 60 dias para efetuar a substituição dos hidrômetros que não apresentam funcionamento regular.

Os recadastradores solicitam informações como o CPF e telefone do responsável pelo ramal de água, além de características do imóvel - por exemplo, se possui piscina, caixa d’água ou jardim. Em caso de mau tempo, o recadastramento é adiado para o próximo dia em que as condições climáticas estejam favoráveis.

Esta ação tem como objetivo conhecer o perfil de utilização de água pelo consumidor, priorizando o conhecimento para futuras atuações, como melhorias na distribuição, reservação e atendimento. Além disso, os hidrômetros que não apresentam funcionamento regular serão trocados. Os cadastradores estão uniformizados com a identificação da empresa Acquatec Sul e do Departamento. 

Contrato – A empresa executora foi contratada mediante licitação para fazer o recadastramento dos usuários e também a substituição de medidores, quando necessário. A validade do contrato é de cinco anos. Serão visitadas todas as 328 mil ligações de água de Porto Alegre.

Márcio Nunes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes