Dmae investe R$ 8,1 milhões em melhorias na rede de esgoto sanitário

17/08/2022 14:36

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) executa, desde junho, obras de implantação, substituição e complementação de trechos da rede de esgoto sanitário de Porto Alegre. O contrato está avaliado em R$ 8,1 milhões com recursos próprios do Dmae, oriundos das tarifas de água e esgoto.

Estão em andamento intervenções em vias do bairro Chácara das Pedras, com 2.500 metros; no Beco Souza Costa, bairro Protásio Alves, com 600 metros; e no loteamento Enio de Souza, bairro Vila Nova, com 2.000 metros. O término está previsto para 90 dias.

O contrato atende demandas da comunidade encaminhadas por meio do Orçamento Participativo e também serve como alternativa técnica para a execução de projetos, por um período de 12 meses, em várias regiões da cidade.

Já foram executados 10% dos seis quilômetros de rede de esgoto de separação absoluta contratados, em diâmetros que variam de 150 mm a 300 mm, contemplando também poços de visitas (PV), caixas de calçada (CAC’s), ramais domiciliares e subcoletores ao longo das redes implantadas.

“Este é mais um investimento do Dmae para aumentar a cobertura no tratamento de esgotos, contribuindo, desta forma, para ter uma melhor resposta nos nossos mananciais, cumprindo a nossa missão”, destaca o diretor-geral do departamento, Alexandre Garcia.

O Sistema de Esgoto Sanitário de Porto Alegre conta, atualmente, com 10 estações de tratamento de esgoto (ETE) e 36 estações de bombeamento (EBE), atendendo mais de 670 mil economias ativas.

Mais de 92% da população de Porto Alegre é atendida com coleta de esgoto, sendo 72% por meio de redes separadoras absolutas e 20% através de sistema misto. A cidade tem capacidade para tratar 80% de todo o esgoto que produz. No entanto, apenas 59% são tratados, visto a necessidade de ampliação de redes e execução de ligações.

 

Maria de Lourdes Wolff

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes