Dmae investe R$ 9,3 milhões em coleta de esgoto sanitário no 4º Distrito

27/03/2023 16:05
Luciano Lanes
Dmae vai inspecionar 9200 ramais de esgoto sanitário na Zona Norte
Foram inspecionados 9.200 ramais na Zona Norte


Num período de três meses, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já cadastrou e inspecionou 161 imóveis e fez a correção em 25 ligações de esgoto sanitário que estavam inadequadas das 9.200 previstas no contrato de obra do 4º Distrito de Porto Alegre. As identificações das ligações de esgoto foram efetivadas através da aplicação do teste de corante nos ramais cadastrados, onde foi possível verificar se as ligações de esgoto sanitário estavam instaladas adequadamente.

Para executar esses serviços, que se iniciaram em janeiro deste ano, o Departamento terá que investir R$ 9,3 milhões através de recursos próprios, oriundos das tarifas de água e esgoto. Com a iniciativa, o Dmae busca atender as demandas da comunidade encaminhadas através do Orçamento Participativo e também servir como uma alternativa técnica para auxiliar no aumento do índice da coleta dos esgotos sanitário na Zona Norte da cidade.

“Outro aspecto relevante neste contexto é o apoio e a compreensão da população no que diz respeito a liberação da entrada nas residências, para executar a inspeção nas redes, pelos funcionários da empresa Encosan”, diz o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

A equipe de fiscalização das obras acompanhará as vistorias, informando a comunidade beneficiada e orientando sobre os procedimentos adotados pela empresa na execução da obra para o Departamento. Com esse investimento o Dmae visa a aumentar a cobertura do tratamento de esgotos para a Zona Norte da Capital e auxiliar na retirada do esgoto que chega in natura nos mananciais.

Confira os locais contemplados na primeira etapa das cinco áreas que serão vistoriadas: Travessas Venezuela, São Jorge e Dr.Heinzelmann; ruas Beirute, Santo Guerra, Mauro Muller, Frederico Mentz e rua Dois Mil e Setenta e Três; avenida Ponte Nova do Guaíba, rua São Jorge e avenida Voluntários da Pátria.

O Sistema de Esgoto Sanitário de Porto Alegre conta, atualmente, com nove estações de tratamento de esgoto (ETEs) e 36 estações de bombeamento (EBEs), atendendo mais de 528.528 economias com esgoto cloacal. Cerca de 92% da população de Porto Alegre é atendida com coleta de esgoto, sendo 72% por meio de redes separadoras absolutas e 20% através de sistema misto. A cidade tem capacidade para tratar 80% de todo o esgoto que produz. No momento, aproximadamente 59% são tratados. Mais informações sobre a execução das obras poderão ser obtidas através do telefone 156, opção 2.

 

Maria de Lourdes Wolff

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes