Dmae lança licitação de comportas para casas de bombas pluviais

23/12/2020 16:08
Luciano Lanes/ PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Sistema de Proteção Contra Inundações da Capital conta com 23 casas de bombas

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza no dia 14 de janeiro, às 8h30, a abertura de licitação para compra e instalação de 41 comportas automáticas de gravidade, destinadas ao processo de modernização das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps). O edital foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 23. No valor estimado de R$ 3.126.126,36, o certame será realizado no site www.portaldecompraspublicas.com.br . Mais informações podem ser solicitadas também pelo e-mail licitacoes@dmae.prefpoa.com.br.

Cada poço onde está instalada uma bomba possui duas comportas - uma de descarga e outra de gravidade - para saída de água da estação de bombeamento evitando o retorno da água que é bombeada para fora do sistema, seja no lago Guaíba, no rio Gravataí ou nos arroios. A de gravidade, como o nome diz, possibilita que a água que entra na estação saia pela comporta sem a necessidade de acionar o bombeamento. Com esta licitação, o departamento prevê a substituição dos equipamentos em pelo menos dez casas de bombas.

Em meados de 2020, o Dmae adquiriu 28 comportas de descarga feitas em aço inox para as casas de bombas. As comportas foram compradas pelo valor de R$ 317.175,05, via pregão eletrônico. A instalação deve ocorrer no início de 2021.

Contando com a Ebap da Trincheira da avenida Ceará, o Sistema de Proteção Contra Inundações da Capital tem 23 casas de bombas. Em 2017, a operação dessas estruturas estava em 40% da capacidade instalada e atua hoje com 84% do potencial.

 

Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes