Dmae moderniza casa de bombas que abastece zona Leste
Como parte das ações de melhoria do abastecimento da região Leste da cidade, o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) vai iniciar, no final deste mês, a instalação de três novos Grupo de Motor Bomba (GMB) na Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada São Manoel (Ebat), localizada na rua São Manoel, no bairro Santana. Para substituição das unidades de bombeamento, o departamento está investindo R$ 2,6 milhões, oriundos de recursos da tarifa de água e esgoto. A ação faz parte da modernização da Ebat, a exemplo das ações realizadas na estação Cristiano Fischer desde o ano passado.
Quando a instalação estiver concluÃda, em outubro, a estação terá sua capacidade de bombeamento elevada de 1.000 l/s para 1.500 l/s, reforçando o abastecimento de água para cerca de 150 mil pessoas residentes nos bairros da Zona Leste, principalmente no verão quando o consumo de água é maior nesta região, que abrange Cel. AparÃcio Borges, Jardim Botânico,Partenon (parte) Petrópolis (parte), Santo Antônio (parte), Vila São José (parte) Agronomia (parte), Boa Vista (parte), Chácara das Pedras (parte), Bom Jesus, Jardim do Salso, Jardim Itu-Sabará (parte), Jardim Carvalho, Três Figueiras (parte) e Vila João Pessoa (parte).
Conforme o diretor-geral Darcy Nunes dos Santos, a modernização da casa de bombas São Manoel visa melhorar o abastecimento para várias regiões da cidade, inclusive para a Lomba do Pinheiro.
As paradas operacionais programadas para execução das melhorias começam na última semana do mês e serão amplamente divulgadas, com impacto no abastecimento em 15 bairros.
Histórico – Esta aquisição integra o conjunto de intervenções destinadas a melhorar a distribuição de água e a interligação de sistemas na zona Leste, garantindo o abastecimento da região no próximo verão, quando o consumo aumenta. As ações nas Ebats Cristiano Fischer e São Manoel iniciaram ainda em 2018.
Â
TaÃs Dimer Dihl