Dmae realiza testes em novos painéis de estações pluviais

05/04/2020 07:00
Cristine Rochol / PMPA
DMAE
Novos equipamentos já estão em funcionamento na Estação de nº 15
Os novos painéis e chaves de partida das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), conhecidas como casas de bombas, de números 13, na avenida Beira Rio; e 15, na avenida Ipiranga, foram testados nessa sexta-feira, 3. Nesta semana, técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também iniciaram a substituição por etapas dos painéis nas estações 12 e 14. Das 22 Ebaps existentes em Porto Alegre, oito estão passando por processo de modernização, uma etapa essencial para que, num futuro próximo, ocorra a automação deste sistema de drenagem. Grande parte das casas de bombas foi construída na década de 1970.
 
Desde a sua criação, servidores têm de ficar 24 horas de plantão nos locais para realizar o acionamento manual das bombas. Com equipamentos tão antigos, os problemas são recorrentes e há necessidade de troca constante de peças. “Logo adiante, através da automação, será possível controlar o acionamento das bombas de forma remota, a distância, acompanhar os níveis de água que chegam a elas, receber alertas de falhas dos equipamentos e monitorar parâmetros de desempenho, minorando a necessidade de atuações humanas”, complementa o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.
 
A substituição dos painéis é feita através de contrato com a empresa BM Consultoria Comercial Eireli-EPP, no valor de R$ 513.750,00. Cada chave de partida nova aciona um grupo de motobombas de 2.500 litros por segundo. O Dmae realizou ainda a compra de mais 22 chaves de partida (sem painel), para reposição. Outros dez novos motores estão em fabricação.
 
Ebaps - Porto Alegre conta com 22 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), que fazem parte do Sistema de Proteção Contra Inundações, composta ainda por diques e comportas – os muros da Mauá e da Castello Branco. Elas foram construídas de forma planejada, a fim de drenar a água das chuvas, que caem nas vias públicas, até o rio Gravataí e o Lago Guaíba. Todo este complexo evita o retorno das águas para as redes e, consequentemente, o transbordamento de canais, bocas-de-lobo e poços de visita, espalhados pelas vias e passeios da cidade. As 22 Ebaps contam com um total de 96 bombas, e capacidade instalada de 181.600 litros por segundo.
 
Funcionamento - Quando a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) assumiu a gestão do extinto Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), as Ebaps estavam funcionando com apenas 40% da sua capacidade instalada. Com ações de melhorias, elas atuam hoje com cerca de 80% do potencial e o trabalho do Dmae, que assumiu em maio de 2019 a manutenção do sistema de drenagem, é para que chegue aos 100%. 
 
Ebaps contempladas:
 
EBAP 03 - Av. Castello Branco (com a av. São Pedro) - 1 peça;
EBAP 04 - Av. Castello Branco (perto da ponte, acesso da av. Sertório) - 1 peça;
EBAP 12 - Av. Beira-Rio (fundos ao Estádio Beira-Rio) - 2 peças; 
EBAP 13 - Av. Beira-Rio (junto ao Parque Marinha do Brasil) - 4 peças;
EBAP 14 - Av. Ipiranga (esquina com a Rua Zero Hora) - 2 peças; 
EBAP 15 - Av. Ipiranga (próximo ao Centro Municipal de Cultura) - 3 peças; 
EBAP 17 - Av. Siqueira Campos (esquina com a Rua Bento Martins) - 1 peça;
EBAP 18 - Av. Mauá (esquina Carlos Chagas) - 1 peça.

  

 

Rafaela Redin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes