Dmae reconstrói mais um trecho da rede de drenagem no 4º Distrito

14/07/2020 09:27
Cristine Rochol / PMPA
DMAE
Previsão de término dos trabalhos é dia 21, com aplicação de R$ 42,8 mil

Com o objetivo de otimizar a drenagem no bairro São Geraldo, no Quarto Distrito, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está finalizando mais uma reconstrução de redes pluviais na avenida São Paulo, do número 132 à esquina com a avenida Brasil. Pelo menos 45 metros de redes de 30 centímetros de diâmetro estão sendo substituídas. As ações tiveram início no dia 22 de junho e a previsão de término é dia 21, com aplicação de R$ 42,8 mil.

Em abril, outros 200 metros de redes pluviais foram reconstruídos em ruas desse mesmo bairro. Na avenida São Paulo, próximo ao número 371, foram implantados 90 metros de tubulação de 40 centímetros (400 mm) e construídas bocas de lobo para dar vazão às águas das chuvas. Já na avenida Maranhão, entre as avenidas São Paulo e Santos Dumont, houve a substituição de 110 metros de canalização de 30 centímetros.

Quarto Distrito - A região do Quarto Distrito, em especial próxima à rua Voluntários da Pátria, sofre recorrentemente com acúmulo de águas das chuvas, que demoram a escoar. O local possui redes antigas, de diâmetros insuficientes e de declividade inadequada para dar vazão, bem como canalizações constantemente obstruídas devido ao lixo descartado irregularmente que entra pelas bocas de lobo. Já há estudos para melhorar a drenagem desta área, cujas obras dependem de captação de recursos. Enquanto isso, as equipes do Dmae realizam a limpeza frequente das redes, com remoção de grande quantidade de resíduos e ações de reconstrução e substituição de tubulações danificadas. 

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 151 intervenções foram concluídas pelas equipes contratadas e outras sete estão em andamento.

Leia mais:

Ruas do bairro São Geraldo têm nova tubulação pluvial

Informações do Dmae:

Telefone 156 - opção 2
centraldmae.procempa.com.br/chat
twitter.com/DMAEPOA
www.facebook.com/DmaePortoAlegre
dmae@dmae.prefpoa.com.br

  

Rafaela Redin

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes