Dmae removeu quase 400 mil metros cúbicos de resíduos em um ano e meio
Com o serviço de dragagem e desassoreamento, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) removeu 398,7 mil metros cúbicos de resíduos do Arroio Dilúvio e de arroios e bacias nas regiões Sul e Norte de Porto Alegre. Os valores somam todo o material recolhido desde o início do contrato, em janeiro de 2022. No momento, uma nova frente de trabalho está no canal central da avenida Severo Dullius, na Zona Norte, e nos próximos dias será retomada a dragagem do Arroio Cavalhada, na Zona Sul.
Desde 2022, o Departamento observou uma redução de 50% de alagamentos em regiões críticas, como a avenida Zeferino Dias, na Zona Norte, onde o arroio Passo das Pedras transbordava a cada chuva um pouco mais volumosa. “Manter o serviço de dragagem como rotina na cidade evita possíveis alagamentos a cada chuva volumosa. É mais um dos serviços de manutenção contínua do Dmae”, explica o diretor-geral do Departamento, Maurício Loss.
Divididos em três, os contratos de dragagem também somam até o momento 224,4 mil metros cúbicos de resíduos destinados e um investimento com recursos próprios do Dmae na ordem de R$ 26,5 milhões. Estes contratos têm vigência até dezembro deste ano.
Andrea Brasil