Dmae substitui caminhões da frota de hidrojatos
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) recebeu mais um caminhão combinado de hidrojato e sucção de vácuo na manhã desta quarta-feira, 26. O veÃculo faz parte de um lote de nove caminhões licitados para substituir equipamentos com mais de 20 anos, que exigem constante manutenção.
Com reservatórios de 6 mil metros cúbicos para o hidrojateamento e 4 mil metros cúbicos para sucção de esgotos, o novo caminhão auxilia nas demandas de limpeza das redes pluvial e cloacal da Zona Norte de Porto Alegre.
O caminhão combinado de hidrojato e sucção de vácuo aspira detritos de pequeno diâmetro, como lama e areia, com capacidade de até 25 metros cúbicos por minuto. A frota atual do Dmae tem 12 caminhões para hidrojato e sucção de vácuo distribuÃdos entre as distritais que atendem as zonas Norte, Sul, Leste e Centro da Capital.
“A frota atual do Dmae limpou, apenas no perÃodo de recuo das águas do GuaÃba, em 20 de maio, até a primeira semana de junho, cerca de 15 mil metros de redes pluviais, 335 bocas-de-lobo, 928 poços de visita e aproximadamente 40 pontos de valas, valetas e paliteiros. Os caminhões combinados são equipamentos imprescindÃveis, ainda mais considerando a retomada da normalidade nas vias públicas e nas redes de drenagem nesse perÃodo pós inundaçãoâ€, destaca a diretora de operações do Dmae, Isabel Costa.
O contrato de renovação da frota prevê a entrega de mais seis caminhões nos próximos meses. Devido à enchente, o Dmae contratou emergencialmente, por um ano, outros quatro caminhões de hidrojateamento e alta sucção, com capacidade aumentada, de 680 metros cúbicos por minuto.
Â
Lissandra Mendonça