Dmae usa caminhões com maior capacidade de aspiração de detritos para limpeza de redes
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue roteiro pelos bairros da Capital utilizando caminhões combinados de hidrojateamento e sucção de alto vácuo para fazer a limpeza nas redes de drenagem e de esgotamento. O serviço começou nesta segunda-feira, 24, nos bairros Floresta, Farrapos, Humaitá e Guarujá e, no decorrer da semana, os caminhões atuarão também nos bairros Praia de Belas, Sarandi, Serraria e Belém Novo, com a finalidade de acelerar na limpeza das redes, principalmente daquelas atingidas pela inundação.
Estes novos caminhões de sucção permitem a aspiração de detritos de diâmetros maiores, como pedras, garrafas PET e galhos, com uma capacidade aproximada de 680 metros cúbicos de ar por minuto, enquanto os atuais utilizados pelo Dmae aspiram detritos de pequeno diâmetro, como lama e areia, com uma capacidade de até 25 metros cúbicos por minuto.
“É uma diferença muito grande entre os equipamentos que irá agilizar a limpeza das redes de drenagem e permitir a retirada da sobrecarga de materiais que a enchente colocou nos sistemas de drenagem. Esta operação é fundamental para retomada da normalidade nas vias públicas das localidades mais atingidas pela enchente”, ressaltou a diretora de Operações do Dmae, Isabel Costa.
Leia mais:
Prefeitura reforça mobilização nas Ilhas em razão da cheia do Guaíba
Defesa Civil emite alerta preventivo para risco de inundação em regiões ribeirinhas
Governo federal suspende novos cadastros do Auxílio Reconstrução
Três comportas do Guaíba são fechadas preventivamente
Força-tarefa do DMLU trabalha em 14 locais nesta segunda-feira
Gilmar Martins