Dmae substituiu 827 metros de redes de água no 4º Distrito desde outubro
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalha na substituição de mais de 90 quilômetros de redes de distribuição de água nos bairros Navegantes, Floresta e São Geraldo. O projeto, orçado em R$ 50 milhões, inclui seis adutoras e tem como objetivo reduzir a necessidade de manutenção nas tubulações, instaladas entre os anos 70 e 90, além de aumentar a capacidade de fornecimento para o 4º Distrito.
A obra teve início no final de outubro, com entroncamento de rede na esquina entre a rua Dr. João Inácio e a avenida Farrapos e já foram lançados 827 metros de redes de água, com seus respectivos ramais prediais.
A nova rede permite a setorização das ruas em caso de realização de algum conserto, minimizando interrupções no abastecimento. Também haverá melhoria na medição do consumo. O serviço é realizado com a técnica de trepanação, que não interrompe o abastecimento da região.
“Estamos trocando as redes de ferro dúctil, que estão bastante desgastadas, por materiais mais modernos e resistentes. Com isso, teremos menos perdas na rede distribuidora, uma melhoria considerável na pressão d’água e, sobretudo, entregaremos uma água com ainda mais qualidade à população”, afirma o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.
A substituição integra o macroprojeto de abastecimento do Moinhos de Ventos e 4º Distrito, e foi dividida em quatro fases. A conclusão deve ocorrer no segundo semestre de 2027.
Área central - A substituição de redes de abastecimento antigas também ocorre na área central. Nos bairros Independência, Bom Fim e Centro Histórico, as obras iniciadas há um ano já atingiram 50% de conclusão. Ao todo, foram trocados 9,5 quilômetros de tubulações. O total previsto pelo projeto é de 18,8 quilômetros. O investimento é de R$ 10,7 milhões.
Andrea Brasil