Dmae: Trabalho Social do Arroio Areia atendeu mais de 2,4 mil pessoas em seis meses

24/04/2023 13:25
Luciano Lanes
Alunos das escolas da região do Arroio Areia receberam orientações de educação ambiental
Alunos das escolas da região receberam orientações sobre educação ambiental

O Trabalho Social (TS) do Dmae junto às comunidades vinculadas às obras de ampliação de macrodrenagem do Arroio Areia, na Zona Norte, completou seis meses. O objetivo desse trabalho é incentivar o protagonismo e a participação social, desenvolver boas práticas de preservação do meio ambiente e dos equipamentos públicos, promover o controle social e orientar encaminhamentos aos serviços públicos. Ele se desenvolve antes, durante a após a obra. No semestre considerado, foram promovidas 332 atividades de aproximação com essas populações em diferentes subáreas dos 12 bairros beneficiados, com a participação de mais de 2,4 mil pessoas.

“Esse trabalho de aproximação com as comunidades é de extrema importância, para que entre eles se dissemine as informações e haja menos impactos negativos durante a execução das obras, que geralmente são motivo de reclamações por parte dos moradores”, afirma o diretor-geral, Maurício Loss.

Foram abordados os eixos de mobilização comunitária, participação social, educação ambiental e patrimonial nas quatro macroáreas listadas abaixo. O eixo de desenvolvimento socioeconômico está previsto para a próxima etapa, com a oferta de cursos específicos.

Macroáreas que foram atendidas pelo TS do Arroio Areia:

- Chácara das Perdas/Três Figueiras/Vila Jardim:

As atividades envolveram alunos das escolas estaduais Prudente de Morais, na Chácara das Pedras, e Monsenhor Leopoldo Hoff, na Vila Jardim. Moradores da região também foram atendidos com visitas domiciliares e plantões, além de participarem da comissão de acompanhamento de obras. Em breve serão oferecidas oficinas de educação ambiental, exposições fotográficas, gincanas, shows e apresentações teatrais, dentre outras ações.

- Passo D´Areia/IAPI/Jardim Floresta:

Trabalho Social do Dmae está promovendo a integração da comunidade do IAPI com os equipamentos sociais da região. Em parceria com o Senac Saúde e apoio da subprefeitura Noroeste, estão sendo realizadas ações de educação ambiental, como o correto descarte de resíduos, a promoção de atividades culturais e a previsão de atendimentos à comunidade pelo Senac.

- Vila Ipiranga/Jardim Europa/Cristo Redentor:
O contato com lideranças da Vila Ipiranga alavancou o desenvolvimento de atividades em duas escolas infantis conveniadas com a Smed, além de visitas domiciliares no entorno da Praça Fortunato Pimentel, onde fica ao Reservatório R9.

A Associação dos Amigos do Parque Germânia, no Jardim Europa, disponibilizou sua estrutura para atividades de educação ambiental com alunos de escolas públicas da região.

A Escola Estadual de Ensino Básico Gomes Carneiro, que é referência na região, está contemplada com atividades do Trabalho Social desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A partir deste mês, serão realizados plantões e outras atividades no Centro Comunitário Cecoflor.

- Santa Maria Goretti/Jardim São Pedro
Na região do bairro Santa Maria Goretti, onde ocorriam fortes alagamentos, foram realizadas cem visitas domiciliares aos moradores, para conhecer as melhorias das obras de macrodrenagem já realizadas pelo Dmae e identificar as suas necessidades.

A Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO), formada por um conjunto de lideranças e a equipe de engenharia do Dmae, está acompanhando a ampliação da Casa de Bombas Sílvio Brum.

Neste mês começam a ser promovidas ações de educação ambiental na Escola de Ensino Médio Júlio Grau e de Ensino Fundamental Professor Carlos Rodrigues da Silva. Também serão desenvolvidas atividades com os grupos participantes do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima).

O Trabalho Social do Dmae relativo às obras do Arroio Areia deverá prosseguir atuando junto às comunidades beneficiadas por mais 30 meses.

Ieda Pezzi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes