Dmae vistoria ligações domiciliares de redes de esgoto no 4° Distrito
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está realizando os serviços de inspeção e regularização das 9,2 mil ligações de esgotos sanitários dos imóveis localizados no 4º Distrito, nos bairros Navegantes, São João e São Geraldo. O objetivo é identificar, a partir da aplicação do teste de corante nos ramais das moradias cadastradas, se a ligação de esgoto sanitário está adequada e conectada corretamente na rede cloacal implementada na Zona Norte.
A implantação das redes começou no início deste ano e teve um investimento, com recursos próprios das tarifas de água e esgoto, de R$ 9,3 milhões. A obra também atenderá demandas da comunidade encaminhadas por meio do Orçamento Participativo.
Sem custos - Agentes identificados com uniformes e crachás das empresas Encosan e do Dmae vão de casa em casa para verificar se as redes cloacais domiciliares estão ligadas corretamente. Caso haja a necessidade de alteração da instalação, o Dmae fará o serviço sem nenhum custo ao cliente.
“Pedimos a compreensão e apoio da população com os funcionários do Dmae e da empresa contratada, devidamente identificados, que precisam entrar nas residências para fazer a inspeção. Somente após o teste com corante é que podemos ter certeza de que o serviço foi efetuado corretamente”, observou o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Conforme o diretor, o Departamento está realizando uma série de obras para auxiliar no aumento do índice da coleta dos esgotos sanitário na Zona Norte, contribuindo na retirada do esgoto que chega in natura nos mananciais e reduzindo a poluição no Lago Guaíba.
Na região da rua Padre Diogo Feijó com a rua Dezoito de Novembro, existe uma rede cloacal danificada pela tubulação de gás e será reavaliado o serviço, assim que seja substituída a rede. Após, serão realizados os testes de corante, recadastramento e as intervenções necessárias. Na avenida Sertório não será possível realizar os testes de corante neste momento, devido a obras na região.
Esgoto sanitário - O Sistema de Esgoto Sanitário de Porto Alegre conta, atualmente, com nove estações de tratamento de esgoto (ETEs) e 36 estações de bombeamento (EBEs), atendendo mais de 528.528 famílias com esgoto cloacal. Cerca de 92% da população da Capital é atendida com coleta de esgoto, sendo 72% por meio de redes separadoras absolutas e 20% através de sistema misto. A cidade tem capacidade para tratar 80% de todo o esgoto que produz. No momento, aproximadamente 59% são tratados.
Serviço:
Os vistoriadores da empresa Encosan estão identificados com o uniforme da empresa e seguem o procedimento a seguir:
1. Explica o serviço a ser executado, informando que é necessário realizar o teste de corante nas instalações hidrossanitárias e realizar a atualização cadastral do imóvel no sistema do Dmae. Neste momento, é entregue o folder elaborado pelo Dmae para o morador.
2. Após a explicação e coleta de dados do responsável, é realizado o teste de corante e a sondagem das instalações para verificar se o imóvel está regularizado ou não.
3. Após a verificação, é encaminhado para a equipe de planejamento de obras e posterior execução.
Andrea Brasil