Dragagem do Dmae na Zona Norte auxilia na prevenção a alagamentos

28/07/2022 14:56

Em sete meses deste ano, a dragagem de arroios e valas da Zona Norte, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), já retirou cerca de 3.500 pneus e 52.817 metros cúbicos de resíduos, em uma área de 13,3 quilômetros de extensão. O contrato com a empresa Dratec Engenharia Ltda prevê a remoção de 143 mil metros cúbicos de sedimentos em mais de 32,2 quilômetros de arroios e valas, ao longo de 2022. Pode ser renovado por até 60 meses. 

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Mais de 3.500 pneus já foram retirados de arroios e valas da região

Desde o dia 3 de janeiro, equipes já desassorearam partes dos arroios Passo das Pedras, conhecido como Sarandi, Passo da Mangueira, Santo Agostinho e Vila Dique.

“Com a dragagem conseguimos aprofundar em aproximadamente um metro e meio, permitindo maior vazão da água das chuvas e prevenindo os constantes alagamentos na região. No último temporal, o arroio Passo das Pedras, na altura das avenidas Zeferino Dias com Assis Brasil chegou no limite, mas não transbordou”, comemora o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia.

Também já foram dragados os canais (valas abertas) da Severo Dullius, Mena Barreto, Casa de Bombas 10, Casa de Bombas 5 e da Casa de Bombas 6 (avenida dos Estados), além da bacia de retenção Porto Seco.

Entre os resíduos já retirados, foram encontrados colchões, lençóis, tapetes, móveis, parte de computadores, quadro de motos e até cofres de residências arrombados. O Departamento tem solicitado o apoio da população para o descarte regular de lixo. “Só com a consciência coletiva de que o lugar de lixo é no lixo é que vamos conseguir manter a pleno os serviços essenciais da cidade”, afirma Garcia.

O Dmae conta com mais dois contratos de dragagem sendo executados na bacia do Arroio Dilúvio e na Zona Sul da Capital.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Roberta Brum

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes