Educação ambiental do Dmae recebe alunos de escola da Restinga

12/01/2023 16:55

 

Thais Rodriguez / PMPA
DMAE
Trabalho social ocorre nas comunidades impactadas pelas obras da Ponta do Arado

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu a visita de 28 alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental do Centro Social Padre Pedro Leonardi, da Restinga, nesta quinta-feira, 12. As crianças participaram de uma visita guiada pela equipe da educação ambiental na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento.

Além do passeio, elas participaram de uma palestra e assistiram a um vídeo que demonstra as etapas do tratamento de água e o cuidado necessário com os esgotos. Também receberam material da campanha Eu cuido do lixo. Eu cuido da água, que traz dicas para não desperdiçar água e conscientização sobre o descarte correto de resíduos.

A atividade faz parte do trabalho técnico-social desenvolvido para a comunidade do entorno das obras do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no Extremo Sul da Capital. O trabalho social ocorre nas comunidades impactadas pelas obras da Ponta do Arado com ações voltadas a públicos de todas as idades. A empresa Serviços Técnicos de Engenharia é responsável pelas atividades técnico-sociais, que envolvem reuniões, plantões sociais, oficinas, palestras técnicas e visitas orientadas, sob coordenação do Dmae.

Trabalho técnico-social - Realiza ações voltadas às comunidades da região que será abastecida pelo novo SAA Ponta do Arado, no Extremo-Sul e Zona Leste de Porto Alegre. As atividades envolvem visitas comunitárias e domiciliares, reuniões de lideranças, visitas técnicas e plantões sociais. O objetivo é informar e orientar a população sobre as obras e a importância do saneamento e da conscientização ambiental para o futuro da cidade.

Sistema de Abastecimento de Água da Ponta do Arado O sistema contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil porto-alegrenses de 19 bairros, com investimento de R$ 250 milhões. A estimativa de conclusão do conjunto é 2025. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) e a Adutora de água tratada Restinga estão em execução. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Thaís Rodrigues (estagiária) / Supervisão: Isabel Lermen

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes