Manutenção preventiva no Sistema de Abastecimento Menino Deus é concluída

21/10/2025 19:24
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Normalização do abastecimento se estenderá até a quarta-feira, 22, nas regiões mais altas e/ou distantes

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu às 17h30 desta terça-feira, 21, a manutenção preventiva do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Menino Deus. Com isso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi religada quatro horas antes do previsto, possibilitando o início do reabastecimento da população afetada, estimada em 480 mil pessoas.

Informada na última sexta-feira, a programação ocorreu sem contratempos. Ao todo, seis serviços foram executados durante a parada do sistema, com o objetivo de qualificar o abastecimento da região antes da chegada do verão. A normalização do fornecimento está prevista até quarta-feira, 22, podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas ou distantes.

Obras concluídas - Entre as melhorias realizadas durante a manutenção preventiva, destacam-se a substituição de uma válvula de 800 milímetros de diâmetro na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab); a troca de duas válvulas internas instaladas em filtros da ETA; a instalação de novas tubulações de sucção e recalque na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Catumbi; e a substituição de um registro de 600 milímetros em uma adutora localizada no bairro Teresópolis.

Bairros com abastecimento em fase de normalização - Alto Teresópolis, Agronomia, Azenha, Belém Velho, Boa Vista, Bom Jesus, Camaquã, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Centro, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Coronel Aparício Borges, Cristal, Glória, Higienópolis, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Itu, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Santa Tereza, Santana, Santo Antônio, Teresópolis, Três Figueiras, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição, Vila Jardim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila São José.

Qualidade da água - Após paradas prolongadas, a água pode apresentar coloração ou gosto alterado devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que se acumulam nas paredes internas das tubulações. Caso o aspecto demore a normalizar, o cliente pode solicitar a lavagem da rede ou do ramal domiciliar por meio do Sistema 156, na opção 2.

 

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