Obra de nova adutora de água Ouro Preto prossegue na Zona Norte

25/08/2022 17:05
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Devido à grande extensão de maciço rochoso, é utilizada tecnologia de destruição a frio

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) continua a implantação da nova adutora de reforço de sucção da Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) Ouro Preto, na Zona Norte. Nesta quinta-feira, 25, a empresa contratada pelo Dmae realiza a preparação do terreno para novo desmonte de rocha a partir da semana que vem.  Os trabalhos atravessaram a avenida Assis Brasil, passando da esquina da Eduardo Chartier para a esquina da avenida Brino. Se as condições climáticas permitirem, o desmonte de aproximadamente 15 metros de rocha será concluído na semana que vem. A ação no bairro Santa Maria Goretti não causa interrupção no abastecimento de água da região. 

Em seguida ao desmonte da rocha os tubos serão assentados na vala e prosseguirão os trabalhos de instalação de caixas, entroncamentos, recobrimento de tubulações e repavimentação de vias.  A implantação do último trecho da adutora, pouco mais de 190 metros, deverá estar concluída até o final do ano.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitora o desvio para minimizar impacto na mobilidade. A avenida Assis Brasil fica parcialmente bloqueada, no sentido bairro ao Centro, da rua Emílio Lúcio Esteves até a avenida Brino.  A EPTC monitora as mudanças na região e as informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Rocha - Logo após o início da obra da nova adutora Ouro Preto, em 2020, foi encontrado maciço rochoso no traçado da rede adutora, o que fez com que os trabalhos fossem remanejados e contratados os serviços para desmonte de rocha. Até o momento o Dmae executou 3.320 metros da rede de 900 milímetros de diâmetro, faltando cerca de 5% do total da obra para a finalização.

A presença de grandes blocos de rocha ao longo do traçado da adutora nos quatro metros de profundidade, necessários para a instalação da nova tubulação, obrigou o abandono do método não destrutivo e a utilização da tecnologia Pyroblast, utilizada para destruição de rocha a frio. Esta tecnologia possui como característica baixo ruído e vibração, reduzindo o impacto ao meio ambiente e à população, visando principalmente a segurança, eficiência e preservação do entorno.

A adutora Ouro Preto deve beneficiar 124 mil pessoas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Ãgua (SAA) São João. O investimento total é de R$ 18,9 milhões, com financiamento de 95% pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e contrapartida do Dmae de R$ 1,2 milhões em recursos próprios.

Andréa Menezes

Gilmar Martins