Obra em Reservatório da Mostardeiro não afeta abastecimento de água

30/08/2022 15:45
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Operação, que começa neste sábado, foi apresentada à imprensa na tarde desta terça-feira

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza em setembro a manutenção corretiva e preventiva no Reservatório Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento. A operação, apresentada à imprensa no início da tarde desta terça-feira, 30, impactará o trânsito e terá o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Não haverá desabastecimento em função da manutenção.

Neste sábado, 3, equipe técnica da SMSUrb começa o serviço de manutenção corretiva do reservatório, localizado sob as quadras do Parque Tenístico José Montaury, entre as ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Mariante e Miguel Tostes. Para preservação do talude de contenção serão removidas três árvores de médio e grande portes, com autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) e conhecimento da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Após essa etapa, o Dmae faz a escavação de cinco metros no leito da rua Mostardeiro para acesso à tubulação de saída do reservatório. O serviço de manutenção estrutural tem previsão de conclusão em 25 de setembro, se as condições climáticas permitirem.

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, explica que estes serviços são complexos e exigem trabalho conjunto. "Nesse caso do reservatório, a tecnologia foi importante para chegarmos à origem do vazamento. Utilizamos robôs para localizar o ponto exato do rompimento. A partir daí, montamos o planejamento para execução do serviço antes da chegada do verão, quando os 24 milhões de litros de água desse reservatório serão necessários para estabilidade do sistema", afirma Garcia.

Trânsito - A EPTC vai monitorar o desvio na Mostardeiro, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante, ajustando os tempos semafóricos conforme o movimento do tráfego. A rua Mostardeiro fica totalmente bloqueada das 7h30 às 17h, de 3 a 19 de setembro. Os motoristas devem fazer o desvio pela rua Miguel Tostes, rua Castro Alves e rua Mariante. Será permitido o acesso local aos edifícios localizados na quadra bloqueada.  

A EPTC orienta os motoristas a não utilizarem a saída do Centro pela parte alta (avenida Independência) neste período, preferindo as saídas pela parte baixa: avenidas Farrapos, Voluntários da Pátria, João Pessoa ou túnel e avenida Osvaldo Aranha. As alterações na região e as orientações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

“A EPTC acompanha o trabalho para reduzir o impacto na mobilidade da região. Optamos por um período de trabalho diário mais longo para diminuir o número de dias com intervenção na via”, diz o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Remoção de árvores - O cronograma previsto pela SMSUrb será de duas semanas. As árvores retiradas são uma falsa seringueira, uma paineira e um cocão. O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre, Alexandre Saltz, participou da coletiva e destacou que o Ministério Público acompanha o processo desde o início. “É uma obra de interesse público, necessária e licenciada”, ressalta.

"A remoção das árvores será uma grande operação que vai envolver três equipes de manejo arbóreo e caminhões com capacidade de alcançar os galhos mais altos. A SMSUrb está mobilizada para atuar da forma mais ágil possível e, assim, liberar o espaço para as intervenções do Dmae", salienta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

A manutenção no reservatório, com limpeza no fundo e paredes da estrutura, começou no início de julho, após ações operacionais para localizar origem de uma fuga d’água que aflorava na rua Mostardeiro. Durante a manutenção, foi possível detectar existência de vazamento na tubulação de saída da água, no chamado cone do reservatório.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Local está vazio e isolado desde julho

Abastecimento - O reservatório está vazio e isolado desde o início de julho, após manobras que permitem, temporariamente, a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Ventos apenas com a utilização do reservatório Palmeira.

Após o conserto da tubulação, encerramento do serviço, impermeabilização e carga do reservatório, poderá haver turbidez na água distribuída na região. Serão realizados processos sequenciais de lavagem e expurgo do reservatório.

O reservatório Mostardeiro abastece os bairros Auxiliadora, Azenha (parte), Bela Vista (parte), Bom Fim, Centro Histórico (parte), Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta (parte), Independência, Moinhos de Vento (parte), Petrópolis (parte), Rio Branco (parte), Santana (parte), Santa Cecília e São João (parte).

Confira aqui mais informações.

 

Andréa Menezes

Lissandra Mendonça