Órgãos do município e do Estado trabalham para conter vazamento de combustível na Ipiranga

27/04/2021 15:32
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Contenção e monitoramento de vazamento de combustível

Um vazamento de gasolina em um posto de combustíveis localizado na avenida Ipiranga, 1231, no bairro Santana, foi detectado na manhã desta terça-feira, 27. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o combustível atingiu as redes de drenagem do entorno e chegou à Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) de número 14, localizada em frente ao posto. A extensão dos danos está sendo avaliada em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). 

No final desta manhã, os setores operacionais, ambiental e de segurança do trabalho do Dmae iniciaram a mobilização para contenção da situação dentro das redes. A primeira medida do Departamento foi acionar a emergência ambiental da Fepam, bem como isolar e desligar o bombeamento da Estação na tentativa de minimizar a contaminação dos cursos de água. O Dmae está realizando coletas no Arroio Dilúvio para monitorar possíveis pontos de contaminação. No entanto, até o momento, a captação de água bruta não registrou alterações na qualidade da água para abastecimento. Além disso, será mantida uma rotina de coleta e de monitoramento da foz do Dilúvio nos próximos dias para acompanhar possível contaminação do manancial.

A empresa de emergência contratada pelo posto já iniciou a retirada do combustível. Devido aos riscos envolvidos, os técnicos da Fepam seguem no local acompanhando os trabalhos e realizando medições constantes dos níveis de explosividade. Corpo de Bombeiros, Sulgás, Defesa Civil e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também foram acionados e estão auxiliando no monitoramento. 

Trânsito - Em razão do vazamento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sinaliza o bloqueio, que se estende da Av. Érico Veríssimo até Azenha, no sentido Centro ao Bairro. O desvio é realizado pela Av. Ipiranga, esquerda na Av. Erico Veríssimo, direita na R. Alcides de Oliveira Gomes seguindo até a R. Dr. Sebastião Leão, direita na Av. da Azenha e esquerda na Av. Ipiranga. Agentes monitoram o trânsito na região para orientar os motoristas e reduzir impactos na mobilidade.

 

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes