Órgãos do município e do Estado trabalham para conter vazamento de combustível na Ipiranga
Um vazamento de gasolina em um posto de combustíveis localizado na avenida Ipiranga, 1231, no bairro Santana, foi detectado na manhã desta terça-feira, 27. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o combustível atingiu as redes de drenagem do entorno e chegou à Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) de número 14, localizada em frente ao posto. A extensão dos danos está sendo avaliada em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
No final desta manhã, os setores operacionais, ambiental e de segurança do trabalho do Dmae iniciaram a mobilização para contenção da situação dentro das redes. A primeira medida do Departamento foi acionar a emergência ambiental da Fepam, bem como isolar e desligar o bombeamento da Estação na tentativa de minimizar a contaminação dos cursos de água. O Dmae está realizando coletas no Arroio Dilúvio para monitorar possíveis pontos de contaminação. No entanto, até o momento, a captação de água bruta não registrou alterações na qualidade da água para abastecimento. Além disso, será mantida uma rotina de coleta e de monitoramento da foz do Dilúvio nos próximos dias para acompanhar possível contaminação do manancial.
A empresa de emergência contratada pelo posto já iniciou a retirada do combustível. Devido aos riscos envolvidos, os técnicos da Fepam seguem no local acompanhando os trabalhos e realizando medições constantes dos níveis de explosividade. Corpo de Bombeiros, Sulgás, Defesa Civil e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também foram acionados e estão auxiliando no monitoramento.
Trânsito - Em razão do vazamento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sinaliza o bloqueio, que se estende da Av. Érico Veríssimo até Azenha, no sentido Centro ao Bairro. O desvio é realizado pela Av. Ipiranga, esquerda na Av. Erico Veríssimo, direita na R. Alcides de Oliveira Gomes seguindo até a R. Dr. Sebastião Leão, direita na Av. da Azenha e esquerda na Av. Ipiranga. Agentes monitoram o trânsito na região para orientar os motoristas e reduzir impactos na mobilidade.
Elisandra Borba