Ponta do Arado: Dmae inicia diagnóstico social no bairro Belém Novo

22/05/2021 08:50
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Questionários foram aplicados em casas do bairro nessa sexta-feira, 21

Foi dada a largada ao trabalho técnico-social da implantação do novo Sistema de Abastecimento da Ponta do Arado, na Zona Sul de Porto Alegre. Na tarde dessa sexta-feira, 21, a aplicação de questionários foi realizada em ruas do Belém Novo, um dos bairros que serão mais impactados pelas obras. O objetivo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é estabelecer um diagnóstico territorial dos 16 bairros contemplados, nesta consulta que deve seguir por cinco meses. Na próxima semana, os questionários devem ser aplicados nos bairros Chapéu do Sol, Lageado e Restinga.

“As obras da Ponta do Arado são um conjunto de sete grandes intervenções que vão mexer com o dia a dia dos bairros, tanto pela abertura das vias para implantação das redes e construção de estruturas, quanto na entrega do novo sistema de abastecimento, que vai melhorar exponencialmente a qualidade de vida dos moradores. Por isso, o monitoramento busca diagnosticar a situação dessas pessoas e conscientizar sobre as ações que ocorrerão nos próximos anos”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O trabalho técnico-social é um conjunto de estratégias, processos e ações, realizado a partir de estudos diagnósticos integrados e participativos do território, compreendendo as dimensões social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional do território e população beneficiada pelo empreendimento. Esse estudo considera as características da intervenção, visando promover o exercício da participação e a inserção social da população. 

“Através desta articulação e integração, queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços que serão implantados pelo Dmae”, afirma a coordenadora da Assessoria de Relacionamento com a Comunidade, Patrícia Tompsen Bandel.

As ações são realizadas pela empresa ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, vencedora da licitação, em conjunto com as obras da Ponta do Arado e financiadas pela Caixa Econômica Federal. 

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento da demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. Por isso, a construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que contempla sete obras, é a solução para essas regiões. A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A estimativa é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024. Primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, no bairro Belém Novo, já está em andamento, e nessa sexta-feira, 21 de maio, foi divulgado o consórcio vencedor da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Leia aqui

Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes