Prefeitura atua na instalação de eletrocentro na casa de bombas da Trensurb

19/11/2024 18:10
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Eletrocentro ampliará a capacidade da casa de bombas da Trensurb de 600 para 1.200 litros por segundo

A instalação de um eletrocentro na Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) da Trensurb, localizada entre a rua Voluntários da Pátria e a avenida Sertório, será concluída nesta terça-feira, 19. A operação mobiliza equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Trensurb e CEEE Equatorial.

Concebido pelo Dmae e montado em dois meses, o eletrocentro permite a operação local das casas de bombas. Os equipamentos, feitos sob medida dentro de contêineres, substituem transformadores, painéis e armários de acionamento elétrico - fazendo o rebaixamento da energia diretamente dos postes da concessionária para os módulos de trabalho instalados em carrocerias de caminhão.

Além de ficar a quase dois metros do solo, as carretas podem ser facilmente transportadas para substituírem sistemas ocasionalmente danificados ou inacessíveis. “Esta é uma das inovações propostas pela prefeitura após as falhas identificadas no mês de maio. O eletrocentro dará mais estabilidade e ampliará a capacidade da casa de bombas da Trensurb de 600 para 1.200 litros por segundo”, afirma o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.

O Dmae tem dois eletrocentros: além do equipamento alocado na casa de bombas da Trensurb, outro opera na Ebap 10, localizada no bairro Sarandi. O investimento do Dmae em cada módulo foi de R$ 1,2 milhão.

Parceria - O uso do equipamento na estrutura da Trensurb foi definido durante reunião entre o prefeito Sebastião Melo e o presidente da empresa federal, Nazur Garcia, na segunda-feira, 18. Na oportunidade, as partes alinharam a estratégia de prevenção de alagamentos na região da Voluntários, bem como a atuação conjunta diante dos alertas de chuvas vigentes.

 

Aristoteles Junior e Andréa Menezes

Gilmar Martins