Prefeitura reforça serviços emergenciais na região do Arroio Sarandi

05/01/2022 14:53

Em virtude das chuvas desta quarta-feira, 5, as equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atuam na Zona Norte, para desobstruções de arroios e de redes pluviais com retroescavadeira. A execução dos serviços ocorre ao longo das avenidas Sarandi, Raul Cauduro e 10 de Maio.

Em locais onde normalmente ocorre o transbordamento no Arroio Sarandi, há uma ponte sobre o arroio na rua Zeferino Dias, antes da avenida Assis Brasil, que causa estreitamento e falta de capacidade de escoamento, impedindo o fluxo normal das águas da chuva. Também está ocorrendo desobstrução nesta região. O crescimento populacional e a ocupação desordenada da área acelerou a velocidade da água das chuvas nos arroios e nas redes, impermeabilizou o solo devido às construções, e aumentou a demanda do sistema de drenagem.

O contrato de dragagem no Arroio Passo das Pedras, popularmente conhecido como Sarandi, teve início na última segunda-feira, 3, com a mobilização das equipes e as coletas de resíduos para análises. O próximo passo será a remoção de materiais depositados nas margens relativos ao último contrato, de 2020, bem como fazer o acesso para os caminhões e remover a camada superior da vegetação. A dragagem em si, com uso de maquinário dentro do arroio está prevista para iniciar na terceira semana de janeiro, serviço que deve durar cerca de um mês. O primeiro trecho a ser dragado é entre a BR-290 e a Vila Brasília, aproximadamente 1, 2 mil metros. O volume estimado de sedimentos a serem removidos no trecho é de 8 mil metros cúbicos.

Ações emergenciais em dezembro - No início do mês de dezembro de 2021 foi feita ação emergencial de limpeza paliativa de trecho do Arroio Passo das Pedras, conhecido popularmente por Arroio Sarandi. Uma equipe removeu manualmente e com o auxílio de uma retroescavadeira resíduos próximos ao pontilhão na rua Zeferino Dias e que dificultavam a vazão das águas.

Outras ações também iniciaram para melhorar o sistema pluvial, como a construção de uma mureta junto às margens do Arroio Passo das Pedras, na rua Rocco Aloise, entre a avenida Assis Brasil e a rua Serafim de Alencastro, e melhorias na Bacia de Amortecimento do Ecoville, localizada na praça do Loteamento.

Dragagem na Zona Norte - Serão 143 mil metros cúbicos e mais de 32,2 quilômetros de extensão de arroios, canais e valas. Contempla os arroios Passo das Pedras, Passo da Mangueira, Santo Agostinho e Vila Dique; os canais da Severo Dullius, Mena Barreto, Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (casas de bombas) de número 5 (na Voluntários da Pátria, junto à Vila Farrapos), 6 (na avenida dos Estados) e 10 (na Vila Nova Brasília, Sarandi). Também prevê o desassoreamento de valas e bacias de detenção abertas da Ecoville, Porto Seco A, B, C e Canal do Porto Seco.

No Arroio Passo das Pedras serão dragados ao menos 5,5 mil metros e removidos cerca de 46,6 mil metros cúbicos, da alameda General Raphael Zippin até a foz no Rio Gravataí.

Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal atua nas áreas atingidas pela chuva, prestando atendimento às famílias. No Arroio Sarandi, o ponto crítico é próximo à rua Zeferino Dias, onde o lixo existente no local causou a obstrução e o escoamento da água da chuva. Durante a manhã, as equipes também estiveram na Vila Coqueiros, na Zona Norte para prestar auxílio a família que teve a casa inundada na última chuvarada e está alojada em casa de parentes.

 

 

 

Isabel Lermen e Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes