Prefeitura retira 10 caminhões de resíduos descartados irregularmente no arroio Moinho
A prefeitura retirou, no último final de semana, dias 20 e 21, dez caminhões de lixo descartado irregularmente no arroio Moinho, na Zona Leste. O volume, equivalente a cerca de 120 metros cúbicos de lixo, estava acumulado em um trecho do curso d’água localizado no bairro Vila João Pessoa.
A ação mobilizou equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na remoção dos resíduos, e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no transporte e encaminhamento para a destinação correta do material.
"Além de causar impactos ambientais, o descarte irregular compromete o escoamento da água e aumenta o risco de alagamentos, especialmente em períodos de chuva intensa", explica o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.
A microbacia do arroio Moinho possui área aproximada de 6,5 quilômetros quadrados. O curso d’água, que passa pelos bairros Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges, Partenon e São José, é um dos afluentes do arroio Dilúvio. O canal principal tem cerca de 3,5 quilômetros de extensão.
Serviço - Conforme o DMLU, além da coleta regular de resíduos, as Unidades de Destino Certo (UDCs), popularmente conhecidas como Ecopontos, recebem a população para o descarte de materiais volumosos. Para quem tem dificuldade de deslocamento, também é possível contratar o serviço de coleta especial, com solicitação de orçamento pelo Sistema 156.
Bianca Dilly
