Prefeitura revitaliza chafariz do Largo Glênio Peres

23/02/2022 09:12
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Sem desperdício: água utilizada no chafariz será reaproveitada

Junto a um dos cartões postais da Capital, o Mercado Público, um conjunto de 19 pontos de jatos de água vai voltar a embelezar o Largo Glênio Peres. O chafariz instalado em 2012, a partir de uma parceria entre a prefeitura e a Vonpar, está recebendo obras de revitalização pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e tem previsão de estar novamente em funcionamento até maio desse ano. O investimento orçado é estimado em cerca de R$ 480 mil. 

Os jatos d’água serão abastecidos por um reservatório de 12 mil litros no subsolo do largo e operados por um conjunto de bombas elétricas. A água utilizada na estrutura de 40 metros de extensão é recolhida e conduzida ao reservatório para reaproveitamento. 

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schimer, lembra que o Centro Histórico possui fontes e chafarizes de grande beleza, mas que hoje se encontram desativados e precisam ser recuperados e colocados em condições de operação. “Iniciamos o processo de revitalização da região com a parceria junto à iniciativa privada que nos devolveu a fonte Talavera de la Reina. Passamos, agora, ao chafariz do Largo Glênio Peres, uma obra que se unirá a todas as intervenções que vêm sendo feitas no Mercado Público e no seu entorno. Existem, ainda, outras estruturas que fazem parte do nosso planejamento, como as fontes localizadas na Praça da Alfândega, na Praça Dom Sebastião e na Praça Marquesa de Sevigné”, afirma.

O projeto anterior apresentou falhas para operar. O diagnóstico dos técnicos do Dmae é que isso ocorria por utilizar bombas centrifugas com duto de ventilação, que não funciona adequadamente para essa região central, onde há grande circulação de pessoas, ocasionando o acúmulo de grande quantidade de resíduos. Além disso, a grelha para ventilação foi fechada com tampa de concreto. Agora, a grelha será removida e passará a ser utilizado um sistema de bombas submersas. Com isso, terá que ser modificado o sistema de reservatórios e aprofundar mais a cisterna que recebe água para o bombeamento do chafariz. 

Os serviços de recuperação começaram no dia 14 de fevereiro. “No momento, o Dmae está fazendo a limpeza e a retirada do piso, que será refeito para que tenha o escoamento correto, pois a água saia pelas laterais. Posteriormente, irá reformar todo o painel de automação, localizado no interior do Mercado Público. O chafariz será mais um atrativo que compõe a revitalização do Centro Histórico”, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

 

Isabel Lermen e Claiton Silva

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes