Quadrilátero Central: nova etapa da substituição de redes de água começa nesta segunda

10/07/2022 16:53
Cesar Lopes / PMPA
Água e Esgoto
Troca da rede de água é executada em paralelo à revitalização da rua dos Andradas e do Quadrilátero Central

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia a mais uma etapa da obra de substituição de 4,5 mil metros de redes de abastecimento de água no Quadrilátero Central, na segunda-feira, 11, na rua General Vitorino, trecho entre as ruas Vigário José Inácio e Dr. Flores. As obras têm investimento de R$ 2,8 milhões, com recursos próprios do município, e beneficiarão cerca de 25 mil moradores do Centro Histórico. O prazo de execução é até abril de 2023.

Nesta segunda, inicia-se o assentamento das novas redes polietileno de alta densidade (Pead) que substituirão as atuais tubulações de ferro fundido, instaladas nos anos 1970. Essa etapa tem estimativa de ser finalizada em cerca de 40 dias e contempla 235 metros de rede de água com diâmetros de 110 mm e 160 mm. Para a realização dos trabalhos, a Gen. Vitorino fica totalmente bloqueada entre a Vigário José Inácio e Dr. Flores. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

As obras do Dmae fazem parte do programa Centro+ da prefeitura, que irá renovar a região mais movimentada da Capital, com cerca de 300 mil pessoas circulando diariamente. A troca da rede de água é executada em paralelo à revitalização da rua dos Andradas e do Quadrilátero Central. Após a troca da tubulação, é colocada uma pavimentação provisória para garantir a circulação de pedestres e veículos nos locais.

“Além de qualificar o abastecimento de água, a troca de redes vai trazer ao departamento mais agilidade na manutenção de vazamentos e instalação de ligações, redução no tempo de atendimento e das perdas de água e diminuição da área a ser desabastecida durante a execução de serviços na região”, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Mais informações sobre a obra do Dmae - Além da rua General Vitorino, as intervenções ocorrerão em trechos das ruas Voluntários da Pátria, José Montaury, Andradas, Uruguai, Borges de Medeiros, Marechal Floriano Peixoto, Vigário José Inácio e Dr Flores. Também está prevista a troca da rede de água no Largo Glênio Peres. O uso do Pead permitirá uma execução mais rápida da obra. O material é leve e flexível, de fácil montagem e manutenção. Outras vantagens são a alta resistência a impacto e à corrosão, a maior capacidade de fluxo interno e o menor custo.

Outras informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
Site: prefeitura.poa.br/dmae
Aplicativo 156+POA
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
Whats: 99332-8170

Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes