Semana da Água: último dia tem atividades para crianças

14/10/2022 18:20
Vinny Vanoni / PMPA
ÁGUA E ESGOTO.
Lar Esperança, no bairro Mário Quintana, recebeu atividade organizada pela equipe de Educação Ambiental do Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) encerrou, nesta sexta-feira, 14, as atividades da Semana da Água. Pela manhã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal, no bairro Vila Nova, recebeu a ação de pintura de bueiros. Na parte da tarde, a equipe de Educação Ambiental do Dmae realizou ação com brincadeiras e dicas sobre a importância dos cuidados com a água e o esgoto no Lar Esperança, no bairro Mário Quintana.

Desde o dia 7, cerca de 300 crianças participaram da programação que neste ano teve como pauta os cuidados com a água e o lixo. As ações fizeram parte da campanha A gente vive. A gente cuida promovida pela prefeitura.

As oficinas e as pinturas foram organizadas pela equipe de Educação Ambiental em conjunto com o projeto Alan Bari e a Turma do Guaíba para os alunos de duas instituições públicas de ensino. Além disso, quatro escolas participaram da 16ª edição da Gincana Ambiental, na última terça-feira, 11, no Jardim do Dmae, no bairro Moinhos de Vento.

“Essas ações complementam a educação e ajudam a contribuir com os cuidados com a cidade, pois as novas gerações devem levar esse conhecimento para dentro de casa e também para os amigos”, afirma o diretor-geral do Dmae Alexandre Garcia.

Semana Estadual da Água - As ações promovidas pelo Dmae fizeram parte da programação da 22ª edição da Semana Estadual da Água, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). A programação teve atividades relacionadas ao tema “Água em Movimento – A vida em ciclos”, que ocorreram de forma simultânea, presencial ou on-line, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

A 22ª Semana Estadual da Água também incluiu a realização da 29ª Semana Interamericana. Neste ano, o evento buscou mobilizar a sociedade para discutir e trocar experiências sobre o tema.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais:

Semana da Água: Jardim do Dmae recebe crianças para Gincana Ambiental

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes