Setorização de redes na Vila Nova permitirá melhor gerenciamento das perdas de água

05/05/2021 17:18
DMAE/Divulgação PMPA
DMAE
Serviços do Dmae são preparatórios para a instalação de medidores de vazão no subsistema Cascatinha-Catumbi

O serviço programado nesta quarta-feira, 5, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)  é uma das etapas concentradas no bairro Vila Nova, Zona Sul, da setorização de redes no subsistema Cascatinha-Catumbi. Estão sendo realizados cortes, reforços e interligações de rede antes das etapas finais de implantação de macromedidores de vazão que dividirão o subsistema em setores menores e estanques, ou seja, setores que poderão ser vedados para garantir áreas menores de fecho durante serviços e gerenciar com mais precisão eventuais perdas de água.

Nesta quarta, o serviço acontece na avenida Monte Cristo esquina da rua Dr. Arthur Mickelberg, com abastecimento interrompido em parte da Vila Nova : avenidas Vicente Monteggia, Belém Velho e Monte Cristo; ruas Ângelo Passuelo, Ida Passuelo, Atílio Superti, Catarino Andreatta, Marquês do Maricá, Ênio de Souza, José Carlos de Souza, Casemiro de Souza, Pedro Cardoso de Azevedo, Jasmim; Travessa Um e  acessos.  A subsetorização no subsistema Cascatinha-Catumbi começou no último mês de março e deve ter serviços distribuidos em etapas ao longo de todo 2021.

Rede de abastecimento - A água que chega na torneira da casa de cada porto-alegrense faz um longo caminho desde o Guaíba. Qualquer que seja o ponto de Porto Alegre, são percorridos quilômetros de encanamentos subterrâneos do Dmae entre a captação de água bruta (diretamente do lago), o bombeamento desta para as estações de tratamento de água e a posterior distribuição pela cidade da água devidamente tratada para o consumo e utilização da população.

Atualmente, a rede de abastecimento de água em Porto Alegre tem 4,2 mil quilômetros, por onde passam cerca de 214 milhões de metros cúbicos de água no ano. Toda essa água percorre tubulações de vários tamanhos e feitas de muitos materiais, dependendo da época de implantação da rede na cidade. Porto Alegre tem, por ordem de implantação, redes em ferro fundido (ou galvanizado, processo que ajuda o metal a resistir à corrosão), fibrocimento, PVC (policloreto de vinila) e Pead (polietileno de alta densidade). Quanto mais antiga a rede, maior a probabilidade dela ser em ferro fundido ou fibrocimento; redes mais novas, em PVC ou Pead.

O Dmae, que completa 60 anos em dezembro, acompanha o crescimento populacional da cidade implantando redes novas em áreas recentemente urbanizadas, além de realizar a manutenção da rede em uso, em um trabalho constante executado nos serviços programados semanais.

Os serviços programados do Departamento têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições, implantações, setorizações ou manutenções planejadas. Cada material utilizado nas redes tem determinados diâmetro e vida útil, utilizados de acordo com o projeto para a área.  Essas redes são avaliadas tecnicamente a partir de previsões de quebras futuras, medições de pressão e da determinação do tempo ótimo para substituição. 

As previsões são resultado de análises feitas com base no cadastro físico das tubulações mantido pelo Dmae, relacionado com dados como a idade do material analisado e informações de reparos e vazamentos na área. Em 2019, a rede original em ferro implantada em 1975 no bairro Santa Maria Goretti, foi substituída por tubulações de Pead. 

Foi necessário mais de um ano para substituir os 20,6 quilômetros de rede no bairro, porque o trabalho hidráulico exige interrupções no abastecimento da região, alterações no trânsito, escavação, implantação da tubulação, fechamento de buracos, repavimentação, ligações ou religações de ramais residenciais e comerciais, além de testes para verificação da eficácia das substituições. Normalmente o trabalho se subdivide em etapas lógicas agrupando um conjunto de ruas próximas, uma área delimitada para os serviços serem realizados.

Todos os serviços programados do Dmae são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término, tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.  O Dmae atualiza o andamento de seus serviços pelo twitter @dmaepoa.   

 

Andrea Menezes

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes