Turbidez ainda afeta abastecimento de água para as zonas Leste e Extremo Sul

24/05/2021 11:15
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Dmae diminuiu em até 30% a vazão da ETA Belém Novo durante o fim de semana e deve seguir com essa redução nesta segunda

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo continua com produção reduzida para manter a qualidade da água distribuída para as zonas Leste e Extremo Sul. Os fortes ventos trazidos para a Capital em decorrência de ciclone extratropical entre Argentina e Uruguai permanecem causando excesso de turbidez (coloração) na água captada no Guaíba.

Para manutenção da qualidade no tratamento de água, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) chegou a diminuir em até 30% a vazão da ETA Belém Novo durante o final de semana, 22 e 23, e deve continuar com redução por volta desse patamar ao longo desta segunda-feira, 24. A redução na vazão pode ocasionar baixa pressão e pontos de desabastecimento em Belém Novo, Ponta Grossa, Lami, Aberta dos Morros, Parque Lavoura, Chapéu do Sol, Ipanema Garden, Parque Ipanema, Hípica, Campo Novo, Lomba do Pinheiro, Restinga, Pitinga e Quirinas.

A intensidade dos ventos deve diminuir até a noite, o que possibilitará a normalização da vazão da ETA Belém Novo ao longo da terça-feira, 25. A população pode acompanhar a atualização da situação pelo twitter @dmaepoa.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil