Viaduto Otávio Rocha: Dmae inicia obra na Borges de Medeiros neste fim de semana

12/11/2022 07:35
Divulgação / PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Substituição de redes na avenida faz parte do conjunto de melhorias previstas pela prefeitura para a revitalização do viaduto

Para aproveitar a diminuição do fluxo de trânsito e pedestres no Centro Histórico, o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) inicia neste sábado, 12, a obra de substituição de redes de água na avenida Borges de Medeiros. Nesta primeira etapa, que segue até terça-feira, 15, não há previsão de desabastecimento. O prazo para conclusão total é de dois meses e o investimento é de cerca de R$ 345 mil. A intervenção faz parte do conjunto de melhorias previstas pela prefeitura para a revitalização do Viaduto Otávio Rocha.

A troca das redes antigas em ferro fundido de 1970 por novas tubulações em Pead (polietileno de alta densidade) de diâmetros entre 63 e 315 milímetros qualifica o abastecimento de água da Região Centro do Orçamento Participativo. A substituição em 812 metros de extensão ocorrerá no leito da via nos dois lados da av. Borges de Medeiros, entre a rua Jerônimo Coelho até rua Cel. Fernando Machado.

Serão beneficiadas diretamente cerca de 1,4 mil pessoas. O uso do Pead permite uma execução mais rápida da obra. É um material mais leve e flexível, de fácil montagem e manutenção. "A obra qualifica o abastecimento do Centro e principalmente dos estabelecimentos e usuários do Viaduto Otávio Rocha que será revitalizado", destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Trânsito - Para realização dos trabalhos, a av. Borges de Medeiros será bloqueada, entre a rua Fernando Machado e a Jerônimo Coelho. A interrupção é parcial, em ambos os sentidos, na faixa ao lado da calçada.

Contrato - A obra da av. Borges de Medeiros faz parte do contrato Perímetro Urbano de Ãgua do Dmae, que prevê a substituição e extensão de redes de água em várias regiões da cidade, com investimento total de cerca de R$ 15 milhões, com execução em até 24 meses.

Os trechos contemplados são escolhidos a partir de critérios técnicos que envolvem idade, tipo de material, frequência de consertos, custos operacionais e outros, além das demandas de comunidades registradas nos canais de atendimento e subprefeituras. As solicitações são apreciadas para verificação de viabilidade, aprovadas e projetadas pelas equipes de Planejamento e de Projeto do Departamento.

 

  

 

Isabel Lermen e Gabriela Duarte

Gilmar Martins